Emil Chartouni faz balanço das ações no setor de hotelaria e gastronomia em 2016

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Por Claus Jensen

A crise que atingiu toda a economia nacional trouxe reflexos em todos os segmentos. Recentemente a SC Gourmet, uma feira voltada à gastronomia cancelou a edição de 2016 por conta desse cenário negativo.

Em entrevista, Emil Chartouni, presidente do SIHORBS Sindicato dos Restaurantes, Hotéis, Bares e Similares de Blumenau e Região, falou sobre as ações desenvolvidas durante esse ano e uma retração de 40% nos negócios desde o final de 2014.

Mas empreendedor com experiência sabe que é preciso desenvolver as oportunidades quando elas não batem na porta. Foi um ano em que foi investido na qualificação da equipe e criado um evento que pode ter a força dos festivais de Botecos ou Gastronômico.

OBlumenauense: Como está sendo a avaliação de 2016 até o momento para os segmentos do SIHORBS?

Emil Chartouni: Para nós, o ano de 2016 está abaixo da expectativa. Esperávamos um ano melhor, com alguma recuperação. As taxas de ocupação de nossa hotelaria em 2015, refletiram o momento econômico que o Brasil passa. Até 2014 o movimento estava bom, tanto nos hotéis quanto restaurantes, mas nos últimos dois anos chegou a uma redução de até 40%. Estamos confiantes na melhora da economia em 2017 para recuperar esses terríveis anos.

OBlumenauense: Qual a expectativa para o setor hoteleiro e de restaurantes para o fim de ano?

Emil Chartouni: Temos que acreditar na recuperação da economia, por isso estou confiante para esse fim de ano. No Natal e Ano Novo, temos dois eventos significativos na cidade, que é o Magia de Natal e Réveillon. A cada ano eles tem atraído mais pessoas e turistas, fazendo com que Blumenau tenha novos produtos neste período de baixíssimo movimento. Nos últimos anos temos conseguido mudar esse perfil, porque tinham hotéis que ficavam vazios entre Natal e Ano Novo. Com essa mudança, conseguimos uma taxa de ocupação entre 45% e 50%.

OBlumenauense: Existem ações que serão lançadas para estimular o turismo no verão em Blumenau?

Emil Chartouni: Para 2017 ainda não temos nada em mente. Em 2016 nós fizemos o Verão Premiado e para o ano que vem, a comissão resolveu que irá dar uma remodelada nesta promoção para voltar em 2018. Mas o sindicato sempre apoia as ações do município, é parceira do Convention Bureau, da Secretaria de Turismo, Parque Vila Germânica; como por exemplo na Sommerfest. Os associados do SIHORBS são parceiros através de tarifas especiais neste período de final e início de ano, para atrair os turistas do Litoral, já que as diárias daqui são muito mais atraentes nessa época. É uma forma do sindicato ajudar a movimentar o turismo na região.

OBlumenauense: Quais são as ações que você poderia destacar neste ano?

Emil Chartouni: Entre as principais ações, destaco os cursos e palestras para os nossos associados, que abrangem desde os empresários, administradores, gerentes, colaboradores e funcionários das empresas. Elas superaram nossas expectativas, como o de recepcionistas que esperávamos fechar com 30 participantes, e para nossa surpresa, tiveram 100 inscritos. Com isso tivemos que dividir em duas partes. Outro muito bom foi o de garçom e uma palestra do Procon, proferida pelo Alexandre Caminha, que era o diretor da entidade na época. Através dela, nossos associados foram informados sobre os deveres e direitos, tanto do cliente como da empresa. Em 2017 pretendemos repetir esse processo de qualificação e requalificação, ações que deram muito certo e elogiadas por todos os participantes.

Também já estamos acertando a nova edição do Pão com Bolinho. O retorno foi fantástico, a ponto de aumentar em 40% a venda dessa iguaria nas casas participantes. Nós consolidamos o lanche como símbolo de Blumenau, a exemplo do popular pão com mortadela de São Paulo. Muitos vão de Blumenau ao mercado municipal paulistano para experimentar o produto.

Nossa meta era fortalecer essa ligação do tradicional lanche blumenauense, que nesta primeira edição era um projeto piloto, deu certo e por isso iremos continuar no ano que vem. Ainda iremos definir um novo nome e formato do evento que deve acontecer em julho, porque descobrimos que o nome “Festival do Pão com Bolinho” já está registrado em Curitiba (PR). Pode ser Mês do Pão com Bolinho, ou algo parecido, sempre relacionado ao produto.