terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Educação Ambiental é reforçada em Blumenau e retoma atividades

Educação Ambiental é reforçada em Blumenau e retoma atividades

FAEMA

Projetos antigos, palestras e participações em eventos da área ambiental foram retomados em 2013 com a rearticulação da Diretoria de Educação Ambiental (DEA) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). Com a tarefa de motivar a equipe de funcionários para voltar a desenvolver grandes ações em prol da comunidade blumenauense, Rogério Luiz Müller assumiu a diretoria em janeiro e, há alguns dias, apresentou dados que mostram o avanço na forma em que o meio ambiente, a sustentabilidade e a educação ambiental vêm sendo tratados no município.

Entre as principais ações do relatório entregue ao prefeito Napoleão Bernardes está a realização da Semana do Meio Ambiente. Entre 3 e 8 de junho deste ano, com o tema “Blumenau: construindo uma cidade sustentável”, a diretoria promoveu 23 palestras, além de plantio de árvores nativas e implantação de hortas. Outra ação ressaltada por Müller é o projeto Papaolito, baseado no recolhimento de resíduos de óleo de cozinha para que seja dado a ele o recondicionamento adequado. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) e a empresa Controil Ambiental LTDA., o projeto terá a participação das escolas municipais (EBMs) da cidade, que servirão de ponto de coleta do óleo.

A Semed também foi parceira da Faema e da DEA em outros projetos, como na retomada de atividades de plantio em diversas EBMs e CEIs. Várias unidades de ensino de Blumenau receberam mudas nativas e também hortas, além de palestras, outra peça chave das ações da DEA. Além de escolas e creches, empresas e associações foram contempladas com reuniões para tratar de temas relacionados à educação ambiental. Também tem sido parceiro o Instituto Histórico de Blumenau (IHB) que vem ajudando na busca de recursos para melhorias no Museu Fritz Muller. Um dos frutos já obtidos nesta parceria, que conta também com o apoio do Ministério Público Estadual, a Caixa Econômica Federal doou à equipe da DEA 16 computadores que serão utilizados para a reativação do Centro de Educação Ambiental.

O levantamento de dados da diretoria também considerou as diversas participações em eventos ligados ao meio ambiente, como por exemplo a Conferência Regional do Meio Ambiente e a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A DEA também retomou a participação nas atividades de grupos como o da Região Hidrográfica 7 (RH7) da bacia do Itajaí, o de qualificação turística da Nova Rússia, e o Núcleo de Gestão Ambiental da Acib. Ainda estão no relatório a participação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), cuja principal ação foi realizada no Centro de Atenção Integral a Criança (Caic) Arão Rebello, e a coordenação feita na criação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, formada para unificar esforços na questão da Sinergia.

Complementam o balanço de ações da Diretoria de Educação Ambiental da Faema parcerias com o Sesi. Uma delas foi no desenvolvimento da trilha ecológica do Sesi, criada com o objetivo principal de identificar as árvores nativas da região e plantar mudas de espécies ausentes no trajeto da trilha. No mesmo local eram realizadas visitações e palestras. O arvorismo kids do Sesi também contou com a participação da equipe da DEA, que coordenou a visitação de grupos de alunos na trilha desenvolvida especialmente para crianças com até 12 anos de idade. A participação na Rota dos Resíduos, composta pela organização e acompanhamento de grupos de professores para conhecimento do manuseio e tratamento de resíduos fecha o balanço, mostrando que a diretoria, através de diversas parcerias e apoios, fez a diferença em prol da educação e conscientização da comunidade nas questões ambientais.

Texto: Andressa Scaburri

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS