quarta-feira, 14 abril 2021
Início Cultura FCB promove mais de 500 atrações em 78 pontos da cidade

FCB promove mais de 500 atrações em 78 pontos da cidade

Fundação de Cultura de Blumenau

A Fundação Cultural de Blumenau descentralizou as ações e levou eventos para os bairros da cidade, com atrações em 78 pontos da cidade. Foram promovidas este ano mais de 500 atrações em escolas, praças, museus, igrejas, teatros e associações de moradores de 27 bairros, segundo balanço divulgado pelo presidente da FCB, Sylvio Zimmermann Neto. “O Fundo Municipal de Apoio à Cultura é uma ferramenta importante para a produção e descentralização da cultura”, lembra Zimmermann. “São eventos organizados, financiados ou apoiados pela Fundação Cultural que fazem com que nossa cidade seja uma referência em produção cultural em todas as linguagens artísticas e na formação educacional”, explica.

A agenda cultural intensa e descentralizada despertou o interesse da população. O 17º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) foi visto por 8.250 pessoas e a Exposição dos Irmãos Grimm atraiu mais de 4 mil visitantes. A Exposição Internacional Alemanha de A a Z e o 18º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) também estiveram entre as atrações do ano.

A descentralização da cultura e o incentivo à leitura foram os destaques nas 12 edições do Parque da Leitura promovido aos sábados sob uma árvore no Ramiro Ruediger. As Rotas de Lazer beneficiaram comunidades de sete bairros, com atrações culturais, esportivas, educativas e saúde. As cinco temporadas de exposições no Museu de Arte de Blumenau (MAB) envolveram 66 artistas. E a Banda Municipal comemorou 51 anos com um show beneficente no Teatro Carlos Gomes. Os museus promoveram visitas noturnas, permitindo que o público tivesse mais alternativas para visitar os espaços que guardam a história da cidade.

A Biblioteca Ambulante, projeto finalista em prêmio estadual, leva leitura às escolas mais distantes do Centro. A iniciativa coordenada por Verena Pellis Kirsten estimula o gosto pelos livros. O projeto de mediação de leitura da Fundação Cultural de Blumenau foi um dos 936 inscritos no concurso que movimentou os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O ano também foi movimentado no envio de projetos de lei para incentivos culturais. Até 9 de dezembro, foram encaminhados 26 – quatro foram aprovados e outros 22 estão em andamento. Em 2013, foram captados pela Fundação Cultural R$ 835.254,29 em convênios estaduais, federais entre outros. Foram firmadas parcerias com a Fundação Catarinense de Cultura, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e Associação das Comunidades de Língua Alemã.

Texto: Sérgio Antonello

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS