terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralEclipse lunar registrada em Blumenau na madrugada desta segunda-feira (21/01)

Eclipse lunar registrada em Blumenau na madrugada desta segunda-feira (21/01)

 

Fotos: Susana Bartira Wagner Bilck Venturi e Júlia Bilck Venturi

Na madrugada desta segunda-feira (21) aconteceu o 1º fenômeno astronômico do ano. O eclipse lunar começou à 00h36min (horário de Brasília) e quando chegou por volta das 3h15min, o satélite da Terra atingiu a fase total máxima.

Diferente de um eclipse solar total (quando a lua fica na frente do sol), na versão lunar ela podia ser vista a olho nu, sem necessidade de proteção. Bastava um binóculos ou uma luneta simples podem ajudar.

O fenômeno também é conhecido como “lua de sangue”, por causa do tom avermelhado que a Lua assume quando entra na fase máxima de sombreamento. Com o alinhamento do Sol, Terra e Lua, nosso planeta bloqueia a passagem dos raios solares até o satélite. A forma como as cores são “desviadas” ao passar pela atmosfera e a posição dos astros criam esse tom vermelho.

E para presenciar esse momento único, Susana B. W. Bilck Venturi e sua filha Júlia, pacientemente acompanharam o fenômeno entre a meia-noite e 4 horas. Susana é colaboradora voluntária de OBlumenauense há três anos.

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS