EBM Tiradentes foi uma das 19 escolas brasileiras com projetos selecionados do Mais Educação

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Fotos: Eraldo Schnaider

A EBM Tiradentes foi o único educandário catarinense a inscrever e apresentar projetos no  “Encontro Melhores Práticas dos Circuitos de Aprendizagem do Programa Mais Educação”, realizado em 2014. Ela foi uma das 19 unidades de ensino em todo o Brasil a ter projetos selecionados.

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Nesta segunda-feira (29), os alunos Cleiton Ribeiro, de 13 anos, e Lucas Stein, de 14, entregaram o DVD que conta a experiência e apresenta as práticas vencedoras de todo o Brasil para o prefeito Napoleão Bernardes.

No segmento de Arte e Cultura, Cleiton elaborou o conceito da Cabana Consciente, que consiste em reaproveitar materiais disponíveis na natureza local e bens que já não estão mais sendo utilizados. A estrutura dela é efêmera e passível da intervenção do tempo, desta forma, os resultados da vivência nela serão foco de transformação de conceitos e atitudes relativas às práticas desenvolvidas lá.

Cleiton comemora: “Fico muito feliz em ter minha ideia reconhecida, não só no estado, mas em todo o país. Além disso, é gratificante ver que minha sugestão continua em andamento desde 2013, servindo como espaço para brincadeiras e contação de histórias, incentivando a imaginação”.

 

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Lucas, por sua vez, desenvolveu seu projeto com base na Educação Ambiental, criando a Minifazenda Escolar. O estudante explica que durante dois anos a unidade teve em seu pátio um espaço cercado com dois porquinhos da índia e coelhos, onde os cuidados e tarefas eram divididos por todos os alunos da escola. “Meu objetivo foi proporcionar um ambiente de harmonia entre alunos, professores, familiares e natureza”, afirma. Aos finais de semana, os estudantes tinham uma escala para que levassem os bichinhos para casa. O projeto foi desenvolvido temporariamente e atualmente está desativado.

 

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O prefeito parabenizou a iniciativa dos estudantes e os encorajou para que nunca desistam dos seus objetivos e de suas ideias. Napoleão destacou, ainda, a importância do incentivo de projetos como este, além do engajamento de todos os profissionais envolvidos nos temas trabalhados. Os estudantes tiveram seus projetos inscritos em duas áreas, Arte e Cultura e Educação Ambiental.

Os dois estudantes, acompanhados da diretora, Flávia Kuhn, e da professora articuladora do Programa Mais Educação na unidade, Daniele de Oliveira Pickler, passaram uma semana em Campinas, no estado de São Paulo, para conhecer as outras práticas vencedoras do Encontro. Cleiton e Lucas receberam cursos e o apoio de especialistas de alto nível, visando auxiliar e melhorar ainda mais os projetos que estavam e estão sendo desenvolvidos na unidade.

A iniciativa visa identificar melhores práticas em arte e cultura, cultura digital, comunicação e uso de mídias, direitos humanos e educação ambiental. Além disso, tem como finalidade promover a formação dos participantes sobre estes temas.

Fonte: SESCOM/Blumenau