DNIT/SC atualização situação das obras no trecho da BR-470 que deslizou em Rio do Sul (SC)

Nesta nova fase dos trabalhos, mais de 40 caminhões irão transportar rochas para refazer o aterro na rodovia.

Foto: DNIT/SC

O DNIT informa que a partir desta segunda-feira (26/02/24) intensificará o serviço de aplicação de rochas como solução à ruptura total da BR-470, no km 143, em Rio do Sul (SC). Nesta nova fase da obra, o Departamento colocará em atividade mais de 40 caminhões para operar no transporte das rochas a fim de refazer o aterro da rodovia. Ao mesmo tempo, as equipes realizam a remoção de uma camada de cerca de cinco metros de profundidade de solo mole (argiloso) que há no local, fazendo a substituição do material por rocha.

Essas medidas foram confirmadas em reunião realizada na manhã desta segunda-feira entre o DNIT, empresa contratada para a obra, técnicos e projetistas, para avaliação dos resultados dos estudos de solo e do rio realizados ao longo da última semana. Os estudos já foram totalmente concluídos e indicaram o reaterro em rocha como solução para o trecho.

Além dos estudos, nos últimos dias as equipes do DNIT também concluíram o caminho de serviço (para que o maquinário acesse a base da cratera), a remoção de árvores e deram início à remoção de solo mole e aplicação de rocha.

O DNIT também atua em parceria com outros entes para avançar na obra. O Departamento solicitou à concessionária de gás natural para que remova as tubulações deste ponto da BR-470/SC e à prefeitura de Rio do Sul para que proceda com as obras de drenagem em ruas municipais próximas.