sábado, 29 janeiro 2022
InícioSaúdeDia Mundial do Rim conscientiza sobre doenças crônicas renais

Dia Mundial do Rim conscientiza sobre doenças crônicas renais

A segunda quinta-feira do mês de março é marcada pelas celebrações do Dia Mundial do Rim, que buscar incentivar pessoas e unidades de saúde a desenvolverem atividades que tenham o intuito de aumentar a informação sobre as doenças renais e destacar a importância da prevenção. Em Blumenau a iluminação do prédio da prefeitura e ações pontuais desenvolvidas em algumas unidades de saúde pretendem chamar atenção para a causa.

Esse ano, a data é celebrada no dia 10, e a 11ª edição da campanha pretende aumentar a conscientização da importância de identificar e tratar as doenças renais na infância. O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. Em 2015, o Brasil foi o terceiro país do mundo com maior número de atividades, ações e iniciativas no Dia Mundial do Rim.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Doença Renal Crônica (DRC) na infância é diferente dos adultos, além de relativamente rara, mas com graves consequências. Além disso, muitas crianças com lesão renal aguda poderão desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crônica na infância ou mais tarde na vida adulta. Dados mostram que cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal.

Em Blumenau cerca de 150 pacientes com doenças crônicas renais fazem hemodiálise semanalmente, totalizando cerca de 950 atendimentos por mês. Desses, 90% são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico e o tratamento precoces são as melhores estratégias de prevenção, principalmente em crianças com DRC. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que detectada a tempo.

Texto: Marília Prado | via PMB

 

Dia-Mundial-Rim_02

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS