sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralDestroços de nave russa podem cair sobre o Brasil nesta sexta (8)

Destroços de nave russa podem cair sobre o Brasil nesta sexta (8)

Foto: Agência Espacial Federal Russa
Foto: Agência Espacial Federal Russa

Em 28 de abril, a nave russa Progress 59, carregada com três toneladas de suprimentos que seriam enviados à Estação Espacial Internacional, passou por problemas técnicos desde que decolou. Há suspeitas que tenha ocorrido uma explosão na terceira fase de lançamento, a partir do foguete impulsionador Soyuz, provocando uma pirueta na nave, e deixando-a sem controle.

Ela não é tripulada e pode entrar na atmosfera terrestre ainda nesta sexta-feira (8), o que irá desintegrá-la. Pedaços dela correm o risco de cair no Brasil e também sobre os territórios do Leste dos Estados Unidos, Colômbia ou Indonésia. Os cálculos foram feitos a partir do padrão orbital do objeto.

Funcionários da US Joint Center Operations (JSpOC) na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, informaram que acompanham sua trajetória e confirmaram que o veículo está rodando pelo espaço, a uma taxa de 360 graus a cada cinco segundos. O mesmo órgão informou, que foram observadas 44 peças de detritos na proximidade do veículo.

E o que diz a agência espacial russa, que gastou US$ 51 milhões com o projeto? Segundo a Roscosmos, “apenas algumas pequenas partes” (mais resistentes) poderiam chegar à superfície da Terra.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS