sábado, 18 setembro 2021
InícioGeralDescarte incorreto causou 138 obstruções nas tubulações de esgoto no primeiro semestre

Descarte incorreto causou 138 obstruções nas tubulações de esgoto no primeiro semestre

As principais consequências são o retorno do esgoto para dentro do imóvel ou até mesmo a ruptura da tubulação. Os dados são de Blumenau e só levam em conta os dias da semana.

No primeiro semestre deste ano, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, realizou 138 desobstruções nas tubulações da rede de esgoto no município, sendo 111 casos com extravasamento em ruas.

Esse tipo de situação é causada pelo uso e descarte incorreto de materiais que se acumulam e impedem a passagem do fluxo. Entre as principais consequências do entupimento da rede, estão o retorno do esgoto para dentro do imóvel ou até mesmo a ruptura da tubulação.

Muita gente ainda não sabe, mas o sistema de esgoto é dimensionado para receber 99% de material líquido e 1% de material sólido. Isso quer dizer que qualquer lixo descartado no esgoto pode gerar sérios entupimentos e danos ao sistema de esgotamento sanitário.

Atualmente, o maior registro de lixos encontrados são papel higiênico, absorventes, preservativos, cigarros, cotonetes, cabelos e óleo de cozinha, que se torna extremamente danoso quando esfria. “O sistema não está preparado para receber esses materiais. Nos atendimentos às ocorrências de entupimentos, em manutenções de redes, sistema de bombeamento e nas grades das estações de tratamento de esgoto, removemos resíduos que não deveriam estar ali”, conta o Gerente de Operações da BRK Ambiental em Blumenau, Guilherme Pimentel.

Os resíduos removidos nos sistemas são acondicionados de forma adequada e direcionados para o seu destino final ambientalmente correto. Evitar essas situações, como o esgoto voltando para as ruas, imóveis e avarias nas tubulações, só é possível quando todos se sensibilizam quanto ao descarte adequado e lembram que lugar de lixo é no lixo.

“Uma simples mudança de atitude já é um grande passo para evitar transtornos para o sistema de saneamento da nossa cidade”, completa o gerente. Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse o Blog Saneamento em Pauta da BRK Ambiental: blog.brkambiental.com.br.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS