quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioEventosDepois de quase 5 anos, Ten Cel Gamba deixa o comando dos...

Depois de quase 5 anos, Ten Cel Gamba deixa o comando dos Bombeiros de Blumenau

Comandante Ten Cel José Gamba Jr | Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Nesta segunda-feira (23/11/18) será a despedida oficial do Tenente-Coronel José Gamba Júnior, no comando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, que segue para a reserva. Durante o seu comando, que durou aproximadamente quatro anos e dez meses, foram construídos seis novos quarteis em Blumenau (Itoupava Norte), Gaspar, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo.

Nesse período também foi ativado o serviço aeromédico especializado, com a vinda do helicóptero Arcanjo-03, e a compra de novas viaturas operacionais, embarcações e equipamentos de busca, resgate e salvamento. A centralização da central de operações em Blumenau e a ênfase nos treinamentos da tropa, foram importantes para a melhoria geral no atendimento.

O 3º Batalhão é responsável pelo atendimento de emergências e pela prevenção de sinistros em 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. São 14 quarteis com um efetivo de 169 bombeiros militares. Em 2017, foram atendidas 18.820 ocorrências, com destaque para 7.836 acidentes de trânsito, e efetuadas 42.853 ações de segurança contra incêndio, entre análises de projetos e vistorias de edificações.

 

 

Quem assume o lugar dele é o Tenente-Coronel Luciano Mombelli da Luz, que retorna ao batalhão onde foi subcomandante entre 2014 e 2017. Sua última função foi de chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral, que responde pelo planejamento logístico do Corpo de Bombeiros Militar de SC.

O militar possui atuação de destaque na Força Nacional, onde participou da segurança dos Jogos Panamericanos, em 2007, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Além disso, é coordenador das instruções de nivelamento do órgão, onde atua na área de ensino desde 2013.

A formatura de passagem de comando é aberta ao público civil e ocorre às 9h de segunda-feira (26), no quartel localizado na Rua 7 de Setembro, Centro.

Comandante que sai

– Nome: José Gamba Júnior
– Posto: Tenente-Coronel Bombeiro Militar
– Naturalidade: Florianópolis/SC
– Principais cursos realizados: graduação no Curso de Formação de Oficiais, especialização em Prevenção Contra Incêndios e mestrado em Administração
– Principais funções exercidas: comandante dos quarteis Itapema, Gaspar, Balneário Camboriú, Brusque e Blumenau

Comandante que entra

– Nome: Luciano Mombelli da Luz
– Posto: Tenente-Coronel Bombeiro Militar
– Naturalidade: Joaçaba/SC
– Principais cursos realizados: graduação no Curso de Formação de Oficiais, especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública e em Gestão Pública na Atividade de Bombeiro e Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Santa Catarina
– Principais funções exercidas: comandante das companhias de Curitibanos e Tijucas, subcomandante do batalhão de Blumenau e chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral

 

Formatura de passagem de comando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar
Data e horário: segunda-feira (26), às 9h
Local: sede do 3º BBM | Rua 7 de Setembro, 2880, Blumenau/SC

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS