Defesa Civil registra 76 ocorrências e nível do rio Itajaí-Açu sobre para 5,86 m

Entre os bairros atingidos, estão o Badenfurt, Progresso, Velha, Velha Grande e Ponta Aguda. Até o momento, não há famílias desabrigadas.

Rua Irmã Aluysianis, próximo ao nº 1.058, no Morro Concórdia, no bairro Velha, em Blumenau | Foto: Associação de moradores Do Grande Concórdia

O número de ocorrências em função das chuvas aumentou para 76 na manhã desta quinta-feira (21/01/21) em Blumenau. Os dados da Defesa Civil são desde domingo (17). Desse total, 50 delas foram de deslizamentos de terra e onze de queda de árvores.

O acumulado mensal de chuva em janeiro é de 237,5mm, o que representa 30% acima do previsto para o mês, que é de 183mm. O nível do rio Itajaí-Açu subiu para Defesa Civil registra 76 ocorrências e nível do rio Itajaí-Açu sobre para 5,86 metros (11h20).

Regiões nos bairros centro e Fortaleza, estão com média probabilidade de deslizamentos. Já no Garcia, Itoupavas, Badenfurt, Velha, Vila Nova e Vila Itoupava, ela é alta. Por isso os moradores devem ficar muito atentos.

 

Foto: Defesa Civil de Blumenau

Até o momento, o caso mais grave foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira (20), quando um deslizamento de terra atingiu os fundos de uma oficina localizada na Rua Johann Sachse, no bairro Badenfurt. A localidade está sendo monitorada pelos agentes da diretoria de geologia da Defesa Civil.

Entre as ocorrências de maior impacto registradas nesta quinta-feira (21), há registro de um deslizamento de terra com queda de árvore na Rua Erwin Neumann, no bairro Progresso. A equipe da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) está no local removendo os galhos e, posteriormente, fará a remoção da barreira, para desobstruir a via por completo.

Na República Argentina, onde desde a quarta-feira tem apresentado deslizamento de terra, nas proximidades da alça de acesso, na lateral do Anel Viário Norte, as equipes estão monitorando a situação e por questões de segurança, ainda não foi possível intervir no local.

Deslizamento na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande.

Ainda na quarta-feira, uma barreira que havia interrompida a passagem na Rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, foi retirada, liberando o fluxo na via. Também foi registrada na data de ontem, uma queda de árvore na Rua Bruno Hering, que em seguida também foi recolhida pela equipe da Seurb.

Na Rua Irmã Aluysianis, próximo ao nº 1.058, houve um deslizamento que interditou parte da via. A imagem foi registrada pela Associação de moradores do Grande Concórdia, nome também do morro pelo qual a região é conhecida.

Apesar da grande quantidade de atendimentos envolvendo casos de deslizamentos, o município ressalta que, até o momento, não há famílias desabrigadas. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 193. Os avisos e informes meteorológicos também são enviados pelo site do AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Previsão do tempo

O sistema de baixa pressão que atua entre Santa Catarina, Paraná e Paraguai segue mantendo a condição de instabilidade ao longo desta quinta e sexta-feira (21 e 22). A chuva é persistente e ocorre com intensidade fraca a moderada isolada. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto período de tempo.

No sábado (23), a chuva perde um pouco de força. Ocorrem alguns períodos de melhoria na parte da manhã, mas volta a chover no período da tarde e noite. Entre domingo e segunda, continua a instabilidade no município com condição de chuva em Blumenau.