Defesa Civil na Escola de Blumenau completa uma década de educação e prevenção

Programa ensina alunos sobre prevenção de desastres e cuidados com a natureza desde cedo.

Foto: Marcelo Martins

Blumenau comemora uma década do programa Defesa Civil na Escola, que tem como objetivo educar e prevenir acidentes naturais entre alunos das escolas municipais, estaduais e privadas da cidade. Nesta sexta-feira (17/03/23), a Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) celebrou a data e deu início oficial ao calendário de atividades do ano com 15 escolas. A ocasião também marcou a posse dos novos agentes mirins de 2023 em três escolas contempladas pelo programa.

O projeto iniciou como um piloto nas unidades da EBM Visconde de Taunay e EEB Luiz Delfino, em 2013, e desde então, já beneficiou 5.933 alunos de 81 unidades educacionais de Blumenau. Neste ano, o programa irá abranger mais 15 escolas, entre elas a EEB Adolpho Konder, Colégio Excelsior, EEB Emílio Baumgart e EBM Conselheiro Mafra.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do programa para as futuras gerações e ressalta que “o futuro se constrói agora”. Ele acredita que ao ensinar, mostrar e orientar os jovens a zelar e cuidar da natureza, é possível respeitar seus limites, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos de terra.

Já o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, destaca a necessidade de trabalhar na prevenção e de oportunizar aos estudantes uma consciência ecológica e ciente dos riscos provocados por fenômenos naturais. Ele afirma que, após a tragédia de 2008, foi fundamental trabalhar na prevenção e que nada melhor do que fazê-lo desde cedo, com os jovens.

O público-alvo do programa são os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que aprendem sobre noções básicas de Defesa Civil, percepção de riscos e desastres, além de receberem certificados ao final das atividades. A cachorra Mayla é presença constante em grande parte das atividades com os estudantes.

Além disso, o programa Agente Mirim foi criado um ano após a implementação do Defesa Civil na Escola, para fortalecer as ações de prevenção com os alunos. Desde 2014, já atuou em 11 escolas e formou 278 estudantes. As escolas contempladas em 2023 são EEB Professor Heriberto Joseph Muller, EBM Bilíngüe Olga Rutzen e EEB Christoph Augenstein.

O programa Defesa Civil na Escola é um exemplo de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção de acidentes e na conscientização dos jovens sobre o cuidado com a natureza. Que iniciativas como essa sejam cada vez mais valorizadas e incentivadas em todo o país.

Defesa Civil na Escola 2023

– EEB Adolpho Konder
– Colégio Excelsior
– EEB Emílio Baumgart
– EBM Conselheiro Mafra
– EBM Bilíngüe Professora Alice Thiele
– EBM Bilíngüe Gustavo Richard
– EIU Escola Internacional
– EEB Bruno Hoeltgebaum
– EBM Henrique Alfarth
– EEB Luiz Delfino
– EBM Felipe Schmidt
– EBM Lauro Muller
– EEB Professora Áurea Perpétua Gomes
– EBM Almirante Tamandaré
– EBM Visconde de Taunay

Agente Mirim 2023

– EEB Professor Heriberto Joseph Muller
– EBM Bilíngüe Olga Rutzen
– EEB Christoph Augenstein

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins