Crianças iniciam aulas de natação do projeto Paradesporto Escolar

Campeonato-Inverno-Natacao-2014_44

Texto: Talita Catie

A Prefeitura de Blumenau inicia nesta quarta-feira (18), as aulas de natação do projeto Paradesporto Escolar. Esta é a primeira modalidade do projeto a começar os atendimentos em 2015. A aula acontece na Escola Básica Municipal Alberto Stein, localizada no bairro da Velha, a partir das 10h30 e tem aproximadamente 45 minutos de duração. Neste primeiro encontro, os professores farão as avaliações de coordenação motora e de respiração para posteriormente mensurar o desenvolvimento de cada aluno.

Por se tratar da modalidade com a maior demanda do projeto, este ano a natação passará a contar com oito polos de atendimento, três a mais do que em 2014. Com isso, as aulas serão oferecidas em mais regiões da cidade, passando a contemplar também a área Norte, com um ponto de atendimento no bairro Itoupavazinha. Para garantir a ampliação, novas parcerias foram firmadas com academias particulares e a Secretaria de Educação contratou mais professores. A expectativa é de que somente nesta modalidade sejam beneficiadas cerca de 100 crianças.

Atendimento para bebês

Outra novidade é que a partir deste ano as crianças com deficiências matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) também vão passar a integrar o projeto e poderão participar das aulas de natação. Atualmente, os professores estão passando por capacitação para atendimento de crianças com idade entre 1 e 3 anos. A coordenadora do projeto, Giselle Margot Chirolli, explica que apenas esta modalidade será ofertada para as crianças dos CEIs, pois as demais atividades são contempladas por outro projeto da Secretaria de Educação, a Linguagem do Movimento.

O Paradesporto Escolar é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Associação Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu) e atende crianças com deficiência das redes pública e particular gratuitamente. Neste ano, serão aproximadamente 200 crianças contempladas pelo projeto, que oferece aulas de natação, bocha, atletismo, goalball, tênis de mesa e a partir de 2015 também o judô.

As famílias interessadas em inscrever seu filho podem buscar informações sobre polos de atendimento e horários na secretaria da escola onde a criança está matriculada ou pelos telefones 3381-7035 e 9191-4058, diretamente com a coordenadora do projeto, Giselle Margot Chirolli.

via PMB