Coplan aprova proposta de projeto de lei do novo Código de Posturas de Blumenau

Minuta segue agora para apreciação da Câmara de Vereadores, onde seguirá os trâmites regimentais internos de deliberação da proposta legislativa.

Foto: Marcelo Martins

O Conselho de Planejamento Urbano (Coplan)aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (9/11/22) a proposta do projeto de lei complementar do novo Código de Posturas do município de Blumenau.

A revisão prevê uma nova formatação da legislação municipal, no que tange às posturas, ao poder de polícia administrativa, ao procedimento administrativo de fiscalização, às determinações, medidas administrativas e penalidades por infrações urbanísticas, e também quanto aos tipos de ocorrências e infrações.

A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) propôs um novo modelo de relacionamento jurídico-administrativo com os munícipes, moderno, digital e flexível, garantindo o devido processo legal administrativo e o direito de ampla defesa e do contraditório para promover defesas e recursos de notificações e autos de infração.

O texto também atualiza procedimentos e moderniza os processos administrativos, a possibilidade de firmar Termos Administrativos de Ajustamento de Conduta com os infratores, prevê um órgão colegiado e imparcial de julgamento de recursos, além possibilitar uma redução de até 90% de multas aplicadas, desde que comprovadas a execução das determinações impostas.

Foto: Marcelo Martins

“O atual Código de Posturas do município é de 1974 e obviamente está totalmente defasado, requerendo a atualização de todos os processos e procedimentos administrativos, que garantam ao cidadão a extensão do direito do contraditório e ampla defesa, e ao município a segurança jurídica de promover as fiscalizações que objetivam manter a ordem pública urbanística e a qualidade de vida do cidadão.” salienta o secretário da pasta, Éder Boron.

O prefeito Mário Hildebrandt também reforçou a importância da nova proposta. “Essa revisão busca aproximar as demandas atuais dos cidadãos à atuação do poder público. Estamos novamente tornando Blumenau modelo para o país na atualização legislativa de tão importante norma municipal, que trará parâmetros conectados com a sociedade atual, permitindo a organização da cidade”, explica.

Com a aprovação da minuta o projeto de lei do novo código de posturas segue agora para apreciação da Câmara de Vereadores, onde seguirá os trâmites regimentais internos de deliberação da proposta legislativa.

Fonte: Prefeitura de Blumenau