sábado, 27 novembro 2021
InícioEventosConheça o projeto social "100em1Dia Blumenau"

Conheça o projeto social “100em1Dia Blumenau”

100em1Dia-Blumenau
Ação Troque um Sonho por Sonho – 100em1Dia Blumenau Foto: Daniela Martins / Divulgação

Partindo do principio que nenhuma ideia é pequena demais para fazer de Blumenau uma cidade melhor e que as cidades estão vivendo um momento de transformação, chega a Blumenau o movimento 100em1Dia Blumenau. O festival global da cidadania vem para fomentar as ações das pessoas que moram por aqui, com novas formas de interagir e mudar o espaço público.

Potencializando o trabalho dos diversos coletivos urbanos já existentes em Blumenau, o 100em1Dia trará, no mês de maio, 100 ou mais ações, intervenções urbanas, ideias e muita criatividade. Através da cidadania ativa, todos ajudarão a construir uma cidade diferente, uma cidade dos sonhos. Essas ações serão criadas pelos próprios blumenauenses, que desejam construir uma cidade melhor, mais humana, alegre e realizadora. São inúmeras as ações possíveis no festival de cidadania 100em1Dia Blumenau: desde distribuir flores, reformar uma praça ou realizar um passeio de bicicleta.

O movimento já começou com a ação Troque um Sonho por Sonho, no parque Ramiro Ruediger, no dia 08 de fevereiro. Quem estava pelo parque pode responder a pergunta “Qual o seu sonho para Blumenau?” e receber em troca um bombom Sonho de Valsa. Cidade com mais ciclovias, valorização à cultura, alegria nas ruas: cerca de 100 sonhos para Blumenau foram compartilhados por quem passou no local.

No dia 11 de março aconteceu o pré-lançamento para parceiros e aliados, no Factory Coffee Bar, com show do cantor Gabriel Piccolo. O evento teve objetivo de aproximar as pessoas que estão organizando e que estão ajudando a espalhar a mensagem do 100em1Dia por Blumenau, além de deixar as portas abertas para novas parcerias, já que a organização ainda precisa de alguns itens para os participantes do 100em1Dia Blumenau.

O próximo passo dessa apropriação da cidade pelos habitantes é o lançamento do projeto à comunidade, no dia 28 de março, com uma pequena amostra no parque Ramiro Ruediger do que será o dia 30 de maio, data oficial do evento

Sobre 100em1dia Global

O movimento 100em1Dia nasceu em Bogotá, na Colômbia, em 2012. A ideia partiu da junção de dois grupos, Ações Urbanas de Bogotá, e Cidadania Ativa da Dinamarca, que juntos co-criaram um movimento que já transformou mais de 20 cidades no mundo. Países como Rússia, Espanha, México, Canadá, Itália, entre outros, já receberam o movimento. No Brasil, o Rio de Janeiro aderiu ao movimento em maio de 2014. E em maio de 2015 a segunda cidade brasileira realizará também esta mudança: Blumenau.

Cronograma do evento:

28/03 – Lançamento para a comunidade com ações no Parque Ramiro Ruediger e abertura das inscrições
30/05 – Grande dia 100em1Dia Blumenau

Acompanhe: www.facebook.com/100em1diablumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS