Nas próximas semanas, a BRK Ambiental realizará obra de implantação de tubulação de esgoto para integrar várias do bairro Itoupava Norte, ao sistema público de esgotamento sanitário de Blumenau. Para realizar o serviço, será utilizada a tecnologia conhecida como Método Não Destrutivo (MND), quando é feito um furo direcional, minimizando os impactos e intervenções.
Os trabalhos, que começaram nesta terça-feira (29/06/21) e devem ser concluídos no dia 13 de agosto, ocorrerão entre 8h e 19h. O primeiro local será na Rua Santa Efigênia, e por serem executados próximo ao meio-fio, o trânsito fluirá em meia pista.
O serviço inicia neste trecho a partir da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que está em construção, se estendendo até a Rua Dois de Setembro, na esquina com a Rua Almirante Armin Zimmermann. Na Rua Dois de Setembro, será pelo passeio. No entanto, pedestres, ciclistas e motoristas devem estar atentos à sinalização e orientação dos trabalhadores. Vale lembrar que o cronograma depende das condições meteorológicas.
Método Não Destrutivo
Para minimizar os impactos aos blumenauenses, essa obra conta com uma nova tecnologia, conhecida como Método Não Destrutivo, que permite a execução gerando menos intervenções na via pública. Neste caso, a tubulação é implantada por meio de furos direcionais realizados a cerca de 100 metros um do outro.
A utilização da metodologia não destrutiva foi possível nesse caso, por ser tratar de uma linha de recalque, onde não há ligações casa-a-casa para serem feitas nessa tubulação e, assim, proporcionar atuação capaz de minimizar ao máximo a interrupção no trânsito e no dia a dia das pessoas e dos comerciantes.
Obras em andamento
A concessionária segue investindo de forma gradativa para levar a prestação dos serviços de esgoto para toda a cidade. Atualmente, há obras de novas redes coletoras sendo executadas em ruas dos bairros Da Glória e Itoupava Norte, onde serão implantados 11 quilômetros de tubulações, que beneficiarão cerca de 1.600 famílias. Hoje, 46% da comunidade blumenauense têm o serviço disponível, em 21 dos 35 bairros do município.