Concerto de música de câmara do Grupo Kapelle na Paróquia São Francisco de Assis

O bairro Fortaleza, em Blumenau, recebe a quarta apresentação do trio no dia 19 de outubro

Poética musical para os olhos e os ouvidos. Cativando o público por onde passa, o Grupo Kapelle – trio formado por Roberto Hübner (violino/viola), Paulo Mannes (violino) e Alzira Schmitt-Hübner (violoncelo) – apresentará o quarto concerto de música de câmara, no dia 19 de outubro, às 9h30min. Desta vez, o espetáculo ocorrerá no bairro Fortaleza, em Blumenau, na Paróquia São Francisco de Assis. O evento é gratuito, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível, destinada, nesta edição, às ações sociais da própria paróquia.

Com o objetivo de aproximar o público ao ambiente de concertos, o Grupo Kapelle apresentará obras dos períodos barroco e clássico, desde George Philipp Telemann, compositor alemão, a Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco. “São peças extremamente desafiadoras para os intérpretes, necessitando de técnica, afinação e sintonia entre os músicos em um nível de exigência que justifica por que é tão raro ouvir este repertório sendo executado em concertos”, diz o produtor do grupo, Paulino Junkes Junior.

Com cinco concertos agendados para 2014, sendo que já ocorreram três, a quinta e última apresentação será no dia 21 de novembro, no Centro Cultural 25 de Julho. A série de concertos do Grupo Kapelle é um projeto idealizado e produzido pelo professor de piano Paulino Junkes Junior, apoiado pela Contabilidade Contaf, Eldorado Cartazes e Giselle Seibel Fotografias. Os espetáculos são patrocinados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura de Blumenau. Acompanhe a programação, notícias e novidades do Kapelle por meio da página do grupo: facebook.com/grupokapelle
Quarta apresentação do Grupo Kapelle – Concertos de música de câmara
Data: 19/10, domingo, às 9h30min, após a missa
Local: Paróquia São Francisco de Assis – Rua Francisco Vahldieck, s/n, bairro Fortaleza, Blumenau (próximo ao Terminal Urbano Fortaleza).
Todos os cinco concertos têm entrada gratuita, com doação sugerida de um quilo de alimento não perecível, destinada a entidades voltadas à assistência social em cada local.

PRÓXIMO CONCERTO
21/11 (sexta-feira) – 20h – Centro Cultural 25 de Julho, Centro, em Blumenau.

 

Grupo-Kapelle_02
Foto: Giselle Seibel/Divulgação

GRUPO KAPELLE

Roberto Hübner é natural de Blumenau e iniciou os estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. É graduado em Educação Artística pela FURB, Bacharel em Violino e Especialista em Música (Cordas), ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau. É professor de Violino e Viola na EMBAP e integrante da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra de Cordas da Cidade de Curitiba. Lecionou Violino e Viola na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e na Escola de Música Villa-Lobos da Fundação Cultural de Joinville. Participou da gravação de CD´s e DVD da Orquestra de Câmara de Blumenau, Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Barroca dos Festivais Internacionais de Juiz de Fora/MG. Há seis anos, Roberto Hübner dá aulas particulares de violino e viola para alunos da cidade e região.

Paulo Mannes iniciou os estudos de violino aos 10 anos, orientado por Carlos Alberto Vieira (Florianópolis). Atua na Orquestra de Câmara de Blumenau desde 1998, Orquestra da FURB desde 2002 e nos últimos quatro anos na função de spalla desta orquestra. Leciona violino na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (Blumenau), no qual foi coordenador (spalla) da Orquestra Prelúdio, Coordenador do Departamento de Cordas e Conselheiro Artístico-Pedagógico. Foi professor da Sociedade Cultura Artística (SCAR) por seis anos e violinista da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul. Atuou como professor durante dois anos no projeto de capacitação de professores da Fundação Cultural de Videira. Integra, com Paulino Junkes Jr., o Duo de Câmara “Único Duo”. É diretor artístico do Grupo de Cordas do programa Prática de Conjunto, parceria entre Teatro Carlos Gomes e Fundação Fritz Müller. Desde 1999, é orientado ao violino por Roberto Hübner.

Alzira Schmitt-Hübner é natural de Blumenau e iniciou os estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Concluiu o curso Avançado em Música (Violoncelo) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). É graduada em Música (Licenciatura) e em Violoncelo (Bacharelado), e pós-graduada em nível de Especialização em Educação Musical, sempre sob a orientação da professora Maria Alice Brandão (EMBAP). Participou de Festivais de Música em Londrina, Curitiba, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Brasília. Lecionou na Escola de Música Villa-Lobos, em Joinville, e na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Atualmente, é camerista e dá aulas particulares. Em Blumenau, leciona há seis anos para alunos da cidade e da região, dentre eles músicos atuantes em orquestras e alunos interessados em ingressar em cursos de Música em nível superior.

PRODUTOR E IDEALIZADOR DO PROJETO

Paulino Junkes Junior é graduado em Música (Licenciatura) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor de piano na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, professor particular de piano, pianista e produtor. É um dos fundadores e integrante do Clube do Piano desde 2010, produzindo em parceria com Thiago Mondini os eventos públicos do grupo, desde encontros até concertos. Integra um duo de câmara com o violinista Paulo Mannes formado por piano e violino, chamado “Único Duo”, com o qual realiza recitais e eventos desde 2009. Coordenou e produziu diversos concertos e apresentações na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Integrou a Orquestra do musical Orfeu XXI nas duas temporadas apresentadas em 2012. Desde 2002, é orientado ao Piano por Reginaldo Nascimento (Curitiba/PR).