quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEconomiaComissão define últimos requisitos do Medidor Volumétrico de Combustíveis

Comissão define últimos requisitos do Medidor Volumétrico de Combustíveis

comissão define

Equipamento ampliará controle sobre setor que representa mais de 20% da arrecadação do ICMS do Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) participa nesta semana, em São Paulo, de reunião da Comissão responsável pelo desenvolvimento do Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC), equipamento que deve ampliar o controle no varejo de combustíveis e lubrificantes. Representam a SEF os auditores fiscais Sérgio Pinetti, Rogério de Mello, Leandro Bhorer, Roque Bach, Everton Telles e Bruno Nogueira. A reunião está sendo realizada na sede da ABIEPS – Associação Brasileira da Indústria para Postos de Serviços.

Na quinta-feira, 23, Mello e Pinetti apresentarão ao GT05-Combustíveis a legislação do MVC. Se aprovado, a legislação será submetida à Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE) e posteriormente ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

O MVC acrescentará controles nas vendas de combustíveis e possibilitará à Fundação do Meio Ambiente (FATMA) identificar, em tempo real, os vazamentos de combustíveis no solo. “Por meio de um único equipamento, a sociedade será duplamente beneficiada, pois haverá combate tanto à sonegação fiscal como à poluição do meio ambiente”, destaca Mello.

O equipamento será implantado nos 2.100 postos de combustíveis de Santa Catarina, permitindo ao fisco monitorar constantemente as variações dos estoques de combustíveis, melhorando o controle sobre este setor, que representa mais de 20% da arrecadação do ICMS do Estado.

Cléia Schmitz / Aline Cabral Vaz | Assessoria de Comunicação SEF

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS