Festival de Audiovisuais abre fase de inscrições

18 FAMO Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) abre neste ano as inscrições mais cedo. Desde 15 de janeiro cineastas, diretores e produtores já podem inscrever seus filmes para a edição que comemora os 18 anos de um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil. As inscrições permanecem abertas até 28 de fevereiro.

Assim como as inscrições, o FAM também será mais cedo este ano, entre 23 e 30 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Haverá seleção para quatro mostras distintas: Mostra de Curtas Mercosul, Mostra Catarinense, Mostra de Documentários de Média e Longa-metragem Doc-FAM e Mostra Infantojuvenil.

FAM de Cinema
Argentina e Uruguai conquistaram os prêmios mais importantes do FAM do ano passado. Na categoria mais disputada – a Curtas Mercosul – o filme argentino “Lobo Está”, dirigido por Hugo Curletto e Marcos Altamirano, levou três prêmios pelo Júri Oficial: Melhor Filme, Melhor Ficção e Melhor Montagem. Outro argentino – “Quitral”, de Francisco J. Paparella – conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro. A coprodução de Uruguai e Alemanha “Monstruo”, dirigida por Carlos Morelli, ficou com os prêmios de Melhor Ator e Melhor Fotografia. Na votação popular, o catarinense “Desencanto”, de Marco Stroisch, foi o melhor filme.

Esses são alguns dos filmes que circularão por cineclubes do Estado um mês antes do FAM 2014, na mostra denominada FAM de Cinema (antigo Pré-FAM). Em 2013, durante 10 dias, 6.117 pessoas em 14 cidades catarinenses assistiram gratuitamente aos melhores filmes de 2012 do FAM. Este ano, a exibição será no final de abril. Nos anos anteriores a Fundação Cultural de Blumenau esteve no roteiro das apresentações.

Saiba mais
Para inscrever o filme, basta acessar o site www.panvision.com.br. A inscrição é inteiramente online e gratuita. Todos os dados necessários podem ser preenchidos no sistema FAM, não sendo necessário envio por correio ou material adicional por e-mail.

via PMB | Texto: Sérgio Antonello