Com dívida que ultrapassa R$ 20 milhões, Grande Hotel Blumenau tem falência decretada

Hotel-Blumenau-01
Grande Hotel em 2012 | Foto: internet

O tradicional edifício, que já foi orgulho e símbolo de prosperidade em Blumenau, recebeu o golpe final esta semana: a justiça decretou a sua falência. A razão é uma dívida acumulada durante os últimos anos que ultrapassa os R$ 20 milhões. Com isso, o imóvel muito bem localizado na esquina entre a Rua XV de Novembro e a Alameda Rio Branco, teve as portas lacradas e o patrimônio ficou sob responsabilidade do advogado André Jenichen, o administrador judicial.

Em fevereiro deste ano, um acordo com os credores previa o pagamento das dívidas em seis meses. Mas nenhum pagamento foi realizado neste período, por isso a justiça acabou decretando a falência da empresa. A informação foi divulgada na coluna do Pancho, do Jornal de Santa Catarina, desta quinta-feira (27). O hotel tentava sobreviver também com a realização de eventos, portanto mais um espaço que se perde.

Fazendo uma rápida pesquisa na internet, no site da Decolar.com, já dá para ter uma ideia do que acontecia no local. Entre as principais reclamações do hóspede Felipe Jacy, que postou seu comentário em 23 de outubro deste ano, estavam não ter serviço de bar, restaurante inativo, serviço de cozinha só para o café da manhã e a falta de acesso à internet via WI-FI. Além disso, qualificou o banheiro do quarto como péssimo e disse que a descarga não funcionava direito. Essa é a recente, existem outras de 2013.

Hotel-Holetz
Imagem do Hotel Holetz, na década de 1950.

A história do Grande Hotel Blumenau começou em 16 de dezembro de 1962 quando foi inaugurado. Ele foi construído no local do antigo Hotel Holetz, demolido em 1959 e virou uma das edificações mais fotografadas pelos turistas na época.

 

Hotel-Blumenau
Grande Hotel Blumenau, em fase de conclusão no ano de 1961.

É mais um dos símbolos da cidade, destruídos pela falta de competitividade que acabam gerando os problemas administrativos.

Com isso, Blumenau perde mais um hotel na cidade, que ainda tenta se recuperar do impacto do fechamento do Viena Park Hotel. Qual será o próximo?

Fontes: Adalberto Day, Blog do Pancho e Decolar.com.