quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioClimaCéu nublado, condição para chuva fraca e temperatura que não deve passar...

Céu nublado, condição para chuva fraca e temperatura que não deve passar dos 17°C

Foto: Soni Robinson Witte

 

Neste momento (10h44min), a temperatura em Blumenau é de 12,2°C; com previsão de não passar dos 17°C nesta quarta-feira (4/07/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 12,1°C. O rio Itajaí está com 90 cm e a umidade relativa do ar em 87,8%.

A circulação marítima e perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera mantém o tempo instável. O céu fica nublado e períodos de melhoria se alternam com chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. A extensa cobertura de nuvens dificulta a variação da temperatura e a sensação térmica é de frio. Ventos fracos a moderados soprando de sudeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto na maior parte de SC, com chuva no decorrer do dia no Meio-Oeste em áreas de divisa com o RS e com valores mais significativos no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado nebulosidade com chuva por alguns momentos na manhã e parte da tarde na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte melhorando no decorrer do dia. Temperatura em elevação no Oeste e Meio Oeste próximo ao PR onde há mais aberturas de sol e permanece baixa na maior parte no Estado devido à chuva e à nebulosidade. Vento nordeste, com variações de noroeste do Oeste ao Planalto e com variações de leste no Litoral, fraco. Massa de ar frio (alta pressão com centro no Uruguai) deslocando-se lentamente em direção ao oceano. Cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral do PR e SC e jato subtropical em níveis altos da atmosfera sobre o RS e SC.

 

Quinta-feira (5)

Blumenau – A formação de um sistema de baixa pressão a leste de SC favorece o deslocamento da umidade para esta região, diminuindo a condição para chuva. No decorre do dia presença e variação de nebulosidade com aberturas de sol entre a manhã e a tarde. No inicio da manhã faz frio e a mínima oscila entre 10 e 12°C. Gradualmente a temperatura se eleva, a sensação de frio diminui e à tarde a máxima fica entre 21 e 23°C. Ventos fracos de noroeste, passando a nordeste a partir da tarde.

Santa Catarina – Continua o tempo encoberto com chuva no Planalto Sul, Litoral Sul especialmente nas áreas de divisa com o RS, e na Grande Florianópolis, melhorando à tarde. Nas demais regiões nevoeiros ao amanhecer, com variação de nebulosidade alternando com aberturas de sol no decorrer do dia. Temperatura em elevação, vento nordeste, com variações de sudeste no Litoral, fraco a moderado. Massa de ar frio (alta pressão com centro no litoral do Uruguai e RS) perdendo força e jato subtropical em níveis altos da atmosfera sobre o RS e litoral sul de SC.

 

Sexta-feira (6)

Blumenau – Um sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o transporte de umidade do mar em direção ao Vale do Itajaí. Desta forma, o dia segue com muitas nuvens, alguns períodos de abertura de sol e condição para chuvisco isolado durante a madrugada, inicio da manhã e, posteriormente, à noite. O frio do inicio da manhã perde intensidade e a mínima varia entre 15 e 17°C. Já a tarde fica com temperatura mais baixa em relação ao dia anterior devido a maior quantidade de nuvens, com máxima entre 19 e 21°C. Ventos fracos a moderados de nordeste.

Santa Catarina – Aberturas de sol em SC, com mais nuvens a partir da tarde ao sul de Florianópolis e chuva fraca à noite no Planalto Sul. Temperatura em elevação e vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (7)

Blumenau – A formação de um sistema de baixa pressão no RS desloca a umidade para aquela região, favorecendo um dia com tempo seco, aberturas de sol e variação de nuvens em Blumenau. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 22 e 24°C à tarde.

Santa Catarina – Tempo firme com sol em SC, alternando com algumas nuvens no Litoral Sul. Temperatura elevada, vento nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Domingo (8)

Blumenau – O dia começa com tempo firme e aberturas de sol, mas a partir da tarde com o avanço da frente fria associada ao sistema de baixa pressão, a nebulosidade aumenta e há condição para chuva isolada entre o final da tarde e a noite. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 22 e 24°C.

Santa Catarina – Aberturas de sol, com aumento de nuvens e pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura elevada, declinando rapidamente durante a tarde. A temperatura mínima deverá ocorrer à noite. Vento noroeste, passando a sudoeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 9 a 18 de julho de 2018

Nesse período massas de ar frio em SC deixam a temperatura baixa e, entre 14 e 16, uma frente fria passa pelo Estado causando chuva em todas as regiões catarinenses.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS