quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioEducaçãoTrabalho de aluno blumenauense sobre física e o jogo Super Mario World...

Trabalho de aluno blumenauense sobre física e o jogo Super Mario World será apresentado no ITA

 

Por Marina Melz

Juntar o conteúdo de sala de aula com diversão é um desafio de todos os estudantes. E o blumenauense Pedro Henrique Evers conseguiu muito mais do que isso: um dos trabalhos realizados na graduação em Engenharia de Transportes e Logística será apresentado no XII Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que vai até dia 6 de julho. E é sobre vídeo games.

O projeto “A física do jogo Super Mario World” foi orientado pelo doutor em física pelo ITA, Diego Duarte, que também é professor da Universidade Federal de Santa Catarina em Joinville, onde Pedro estuda.

O objetivo do trabalho foi analisar a corrida e os saltos verticais de Mario por meio das leis básicas da cinemática e da conservação de energia. O estudante, que tem apenas 19 anos, comprovou, por exemplo, que o personagem pode atingir uma velocidade de 52km/h. No mundo real, ele estaria mais rápido do que Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100 metros rasos, quando chegou a 44km/h.

Na movimentação vertical, o trabalho comprovou que Mario pode saltar até 6 metros de altura. A aceleração gravitacional do local onde o personagem está, de acordo com os cálculos de Pedro e do orientador, é aproximadamente 5,5 vezes maior do que o da Terra e o dobro do que a de Júpiter.

O trabalho completo está nesse site (clique aqui), que patrocinou a viagem de Pedro e do orientador para irem ao Seminário apresentar o estudo.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS