Céu encoberto com condições para chuva nesta quarta-feira (25)

 

A temperatura às 11h35min em Blumenau era de 20,5°C; com previsão de chegar no máximo a 26°C nesta quarta-feira (25/10/17). A mínima foi à 1 hora quando chegou a 18,2°C. O nível do rio Itajaí-Açu está com 95 cm e a umidade relativa do ar em 91,6%.

O céu fica de nublado a encoberto, com condições para chuva, que ocorre com intensidade fraca a moderada isolada de forma ocasional devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios da atmosfera. Os ventos sopram fracos de nordeste a sudeste/sul.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva no Oeste desde o início do dia, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. No Litoral, maior condição de chuva no período da noite. A temperatura permanece baixa devido à nebulosidade e chuva, com vento nordeste, fraco a moderado com fortes rajadas associadas à chuva mais intensa. Um sistema de alta pressão com centro no oceano atua no sul do Brasil. Extensa área de baixa pressão, entre o norte da Argentina e Paraguai, influencia o oeste de SC, com aporte de umidade para a região, proveniente do norte do Brasil.

 

Quinta-feira (26)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável com condições para chuva na forma de pancadas, que ocorrem acompanhadas de algumas trovoadas entre a manhã e à tarde. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 26 e 28ºC com sensação de ar abafado. Ventos fracos a moderados de noroeste virando para sudeste.

Santa Catarina – Tempo instável, com variação de nuvens em todas as regiões e condição de chuva isolada a qualquer momento do dia, mas especialmente na madrugada e a partir da tarde. Temperatura mais elevada com sensação de ar abafado. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. Sistema de baixa pressão predomina no Sul do Brasil com frente fria na altura do RS.

 

Sexta-feira (27)

Blumenau – O sistema de baixa pressão se afasta para o mar no decorrer da tarde, condição que favorece aberturas de sol em Blumenau. Entre a tarde e à noite, áreas de instabilidade potencializadas pelo aquecimento diurno favorecem a ocorrência de pancadas de chuva que ocorrem com algumas trovoadas e descargas elétricas. Sensação de ar abafado e temperatura máxima oscilando em torno de 30ºC. Durante a madrugada, mínima entre 19 e 21ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva desde o início do dia nas regiões do Oeste ao Sul, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde, devido à passagem de uma frente fria em SC. Temperatura diminui no fim do dia, com vento noroeste virando para sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (28)

Blumenau – O sol aparece entre nuvens favorecendo a rápida elevação da temperatura máxima, que oscila entre 30 e 32ºC. À noite ocorre aumento da nebulosidade devido a um novo sistema de baixa pressão. Temperaturas mínimas entre 19 e 21ºC e máxima no domingo variando de 26 a 28ºC.

Santa Catarina – Tempo firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões, devido ao avanço de uma alta pressão que passa a dominar o sul do Brasil, enquanto a frente fria afasta-se em direção ao Sudeste do Brasil. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores, com vento sul a sudeste, de fraco a moderado.

 

Domingo (29)

Blumenau – O tempo volta a ficar instável com condições para chuva de intensidade fraca a moderada isolada devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão por SC. Temperaturas mínimas entre 19 e 21ºC e máxima no domingo variando de 26 a 28ºC.

Santa Catarina – Chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com o afastamento da alta pressão em direção ao mar e aprofundamento de novo cavado no oeste. Temperatura em elevação, vento sudeste virando para nordeste fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 30 de outubro a 8 de novembro de 2017

Chuva no início do período, com a passagem de uma nova frente fria. Depois disso, predominam dias de tempo mais seco ou com chuva mal distribuída no Estado. A chuva retorna a SC no final do período, com o avanço de outra frente fria para o sul do Brasil.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram