terça-feira, 30 novembro 2021
InícioEconomiaCervejaria catarinense investe desde a sua fundação na responsabilidade ambiental

Cervejaria catarinense investe desde a sua fundação na responsabilidade ambiental

Texto: Slain Franco

GASPAR (SC) – No próximo dia 5 é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante a primeira semana do mês de junho, diversas ações socioambientais são realizadas para marcar a data. Em um período preocupante, em que a escassez de água é realidade em diversos estados brasileiros, empresas investem cada vez mais em projetos sustentáveis e se adaptam à realidade do país. Algumas já têm esta preocupação há anos e o investimento em longo prazo tem demonstrado significativos resultados.

A Cervejaria Das Bier se destaca desde a sua fundação, em 2006, com a utilização do sistema de Zona de Raízes. A água usada na produção de chope, após tratada, é devolvida para o rio. Entre outras ações está também a recuperação da mata ciliar da margem do rio que passa pela propriedade, separação do lixo reciclável e a utilização da água da chuva para diversas finalidades.

De acordo com o gerente de produção da cervejaria, Leandro Schmitt, a água utilizada na produção dos chopes é mineral, sai do poço artesiano de uma nascente e vai direto para a produção. “Atualmente devolvemos praticamente toda a água limpa para o rio. A cada produção fazemos a análise da alcalinidade e da pureza da água para confirmação de que pode ser devolvida à natureza” explica.

A água da chuva também é uma alternativa usada pela empresa. “Temos coletores instalados em pontos estratégicos que conforme são cheios, utilizamos nos jardins e também para a limpeza de determinados locais da fábrica”, comenta Leandro. Além disso, todo o lixo recolhido é separado para coleta seletiva.

Das-Bier_Recuperação_Mata-Ciliar

Recuperação da mata ciliar

Rodeada de muita natureza, a Cervejaria Das Bier está localizada no Bairro Belchior, dentro do complexo Schmitt Lazer & Gastronomia, que além da cervejaria conta com 504 mil metros quadrados de área, 16 lagoas, sendo duas para a pesca.

Em 2013, a empresa deu início ao processo de recuperação da mata ciliar que fica às margens do rio que passa pela propriedade. No total foram plantadas cinco mil mudas de espécies nativas da região nos 20 mil metros quadrados que envolvem o local.

“O projeto foi realizado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI) e na segunda etapa, que deverá ocorrer até o final de 2015, serão plantadas mais duas mil mudas”, afirma Emerson Bernardes. Para a ação, a Das Bier investiu aproximadamente R$ 25 mil.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS