quinta-feira, 13 maio 2021
Início Eventos Cerimônia na Fundação Cultural de Blumenau foi marcada por novidades e homenagens

Cerimônia na Fundação Cultural de Blumenau foi marcada por novidades e homenagens

 

Fotos: Karoline Bonin

O Dia do Imigrante, foi comemorado na manhã deste 25 de julho de 2018, com diversos atos e homenagens, em cerimônia na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). No prédio, que durante décadas funcionou a prefeitura, teve a sede administrativa transferida simbolicamente.

 

 

Diversas autoridades participaram do evento, onde ocorreram atos do governo e algumas homenagens. O prefeito Mário Hildebrandt recebeu três projetos de lei da Câmara de Vereadores. Um trata da regulamentação da política de relações internacionais e federativas; outro oficializa a doação de um terreno do município para a instalação da reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC). O terceiro estabelece novas regras para o Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa – o objetivo é concentrar esforços na obtenção de dados e no aprimoramento da gestão escolar nas unidades educacionais.

Também foi assinado um protocolo de intenções para viabilizar aos estudantes do curso de Administração Pública do polo da Udesc Blumenau a oportunidade de realizar estágio obrigatório e não-obrigatório na Prefeitura. O prefeito recebeu um quadro de um artista da cidade.

 

Duas escolas municipais com ensino bilíngue

Duas unidades de ensino municipal também terão ensino bilíngue no município, onde além das matérias em português, elas serão lecionadas em outra língua. A primeira instituição a receber esta ação, que é considerada inédita na região, é a Escola Municipal Erich Klabunde, localizada na Rua Braço do Sul, bairro Vila Itoupava.

A outra é Escola Municipal Professor Fernando Ostermann, na Rua Otto Stutzer, no bairro Boa Vista, que terá disciplinas ensinadas em inglês. O ato teve a presença da Secretária de Educação Patrícia Lueders.

Novos pontos do Blumenau Conecta

Para quem usa o Wi-Fi público do Blumenau Conecta, teve novidades também. Na oportunidade foi assinada a ordem de serviço para a instalação de dez novos pontos que levam sinal de internet gratuita para órgãos públicos e espaços culturais. O sinal nem sempre é elogiado pelos usuários e fica a sugestão para buscar melhorias nos atuais também.

Adoção de novas praças públicas

Outra boa novidade foi a adoção de mais seis praças e uma rotatória dentro do programa Cidade Jardim. As empresas e pessoas físicas assumem a manutenção dos espaços e recebem benefícios em troca, como por exemplo publicidade de seus negócios.

 

 

Homenagens

Durante a cerimônia, algumas pessoas receberam homenagens pelo trabalho desenvolvido ou período que exerceram cargos públicos.

Evelásio Vieira (in memoriam) – ex-deputado estadual, senador e prefeito. Quando esteve a frente do executivo de Blumenau, ele criou a Fundação Casa Dr. Blumenau, que tinha como objetivo fomentar a cultura na cidade. A homenagem póstuma foi entregue ao filho, Edélcio Vieira, e ao neto Evelásio Vieira Neto.

Renato Viana – o ex-prefeito e ex-deputado federal, instituiu a Fundação Cultural de Blumenau e o Conselho Municipal de Cultura.

Altair Carlos Pimpão – ex-presidente da FCBlu e fundador da Tv Galega, ele recebeu o certificado e medalha de comendador pelos trabalhos realizados na comunidade cultural.

Dalírio Beber – político e atual senador, recebeu o certificado de Amigo da Cultura, pelos recursos que obteve e foram destinados ao setor cultural.

 

Espaços públicos adotados pelo Programa Cidade Jardim

Praça Curt Probst e ilha em frente ao Senac (Avenida Brasil – Ponta Aguda)
Adotante: Padaria das Nações

Praça Maestro Heinz Geyer (Rua Farmacêutico João Medeiros – Jardim Blumenau)
Adotante: Condomínio Les Jardim

Praça da Rua Bruno Hering – Bom Retiro
Adotante: Kléber Amaral Bueno

Ilha em frente à Cooper do Garcia e rotatórias da Rua Antônio Zendron e em frente ao Giassi (na Rua São Paulo)
Adotante: MVK Engenharia e Construções

Rotatória da Rua da Glória, em frente ao Corpo de Bombeiros
Adotante: Oswaldo Silveira

Praça Hercílio Luz (Rua 15 de Novembro, em frente à Fundação Cultural)
Adotante: Restaurante Thapyoka

Praça Dr. Blumenau (Rua 15 de Novembro)
Adotante: Construtora Frechal

 

Novos pontos do Blumenau Conecta

  • Praça Johanna Conrad (Vila Itoupava)
  • Praça Getúlio Vargas (Garcia)
  • Praça Agnelo Lanser (Tribess)
  • Praça do Teatro Carlos Gomes (Centro)
  • Praça dos Músicos (Itoupava Seca)
  • Praça Dr. Blumenau (Centro)
  • Estação de pré-embarque Floriano Peixoto
  • Estação de pré-embarque Catedral
  • Estação de pré-embarque Dr. Blumenau
  • Estação de pré-embarque Carlos Gomes

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS