Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Cenário pessimista prevê 1.491 casos positivos de Covid-19 para o dia 30, em Blumenau

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

Na noite de sexta-feira (15/05/20), foi atualizada a projeção dos cenários de evolução dos casos de Covid-19 em Blumenau. Os dados são baseados no modelo probabilístico que leva em conta o dia 30 de maio.

O trabalho é resultado de uma parceria entre a Unimed, Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), com apoio da Secretaria de Gestão Governamental.

Na nova projeção, que leva em conta o número de casos positivos registrados desde o dia 22 de abril, o cenário mais otimista indica que até o dia 30 de maio teremos um número de 984 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 1.241 casos; e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 1.491 casos nas próximas duas semanas.

Levando em conta os 474 casos confirmados como positivos para Coronavírus registrados até hoje (16), a evolução do Covid-19 na cidade voltou a ficar entre os cenários mediano e pessimista. Na última semana (8/05), quando a cidade somava 289 casos, a situação do município estava entre os cenários mediano e otimista.

Levando em conta os cenários projetados e uma taxa de internação de 5% dos casos registrados, o cenário otimista demandaria a necessidade de 50 leitos de UTI. Já no cenário mediano seriam necessários 62 leitos e no pessimista 75 leitos. Cabe ressaltar que esses leitos seriam exclusivos para pacientes com complicações devido ao Coronavírus, sem somar demais demandas, como acidentes de trânsito ou outras complicações de saúde.

De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, o aumento do número de casos registrados nas últimas semanas inclui fatores como a retomada dos serviços, determinada pelo Governo do Estado, e a ampliação do volume de testes para Coronavírus. Até esta sexta-feira (15), 2.587 testes foram realizados no município.

A prefeitura comprou de mais 15 mil testes, com possibilidade de contratação de até 50 mil kits para testagem do Covid-19. O objetivo com isso é identificar o maior número possível de casos positivos, possibilitando o monitoramento e controle do isolamento dos pacientes que contraíram o Coronavírus.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top