O comando do atual Coronel Jefferson Schmidt, da PM, marcou Blumenau pelas suas ações na segurança pública feita com humanidade. Vários casos viraram notícia internacional, como foi o caso da captura do assaltante de uma agência dos Correios, quando um vídeo mostrava a abordagem do cão dentro de um riacho.
Quem editou esse e tantos outros vídeos e fez um excelente trabalho na comunicação foi o 1º Tenente Nicolas Marques Vasconcelos. A sua atuação na área de segurança também foi muito marcante e sempre soube informar a população sobre essas ações com qualidade.
Vasconcelos começou a trabalhar em Blumenau no dia 13 de dezembro de 2016 depois de concluir o curso de formação de oficiais em Florianópolis. Nos últimos cinco anos ele já foi chefe de vários setores, como a comunicação social, seção técnica (responsável pelos boletins de ocorrência), coordenador da Polícia Comunitária (projeto rede de vizinhos e comércio seguro), além de subcomandante da Companhia de Radiopatrulha e comandante do TÁTICO, da ROCAM e do CANIL.
A sua esposa Karla Medeiros, da mesma patente, foi responsável pelo programa “Rede Catarina de Proteção à Mulher” e chefe da logística, a primeira policial nessa função no 10º Batalhão da PM. Ela foi convidada para trabalhar na Casa Militar do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis, órgão de assessoramento do governo.
O 1º tenente Nicolas também irá para a capital atuar na Polícia Militar, em Florianópolis. O casal tinha adquirido um apartamento em Blumenau e agora já está morando no novo local de trabalho.
Ambos são naturais de Fortaleza, no Ceará, onde se formaram em direito. Em junho de 2019 publicamos uma matéria contando a história do casal. Para conferir, clique aqui. Na quinta-feira (10), o 1º tenente escreveu um texto de despedida no seu perfil no Instagram:
Hoje me despeço do 10°BPM e de Blumenau. Um dia triste, difícil, mas, ao mesmo tempo, MUITO FELIZ por tudo que aqui vivi. Cheguei em dezembro de 2016, como aspirante, na minha primeira lotação operacional após ingressar na PMSC.
Rapidamente fui acolhido e abraçado pelos meus irmãos de farda e pela população blumenauense. Das centenas de ocorrências difíceis e complexas, ficarão marcadas na minha memória as lembranças dos sorrisos, dos abraços ou dos simples e sinceros olhares de agradecimento daqueles que pudemos ajudar.
Esse é o real motivo de vestirmos essa farda e de buscar sempre fazer um pouco mais, pois não há nada mais gratificante do que cumprir a missão de proteger. Aos meus irmãos, muito obrigado por todo ensinamento, camaradagem e parceria. Não consigo aqui descrever o tamanho do meu orgulho e de toda honra por ter ombreado essa missão ao lado dos srs e sras. A vocês, compartilho todo o mérito do que foi feito, pois sempre estivemos juntos. A Blumenau, minha eterna gratidão, pela confiança, apoio e carinho de sempre. Ich liebe Blumenau. Que seja um até logo.
MUITO OBRIGADO e vamos em frente para a próxima missão, pois há muito a ser feito.