A partir de julho, os canteiros centrais da Rua Antônio da Veiga passarão a ter uma barreira física feita em bambu. O material está sendo providenciado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. A informação veio por meio de ofício encaminhado pelo secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, em resposta a pedido feito pelo reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel.
A solicitação da FURB, feita em março de 2013, pedia a instalação de uma barreira física ao longo da Rua Antônio da Veiga, no trecho entre a Rua Max Hering e a Rua São Paulo, visando a evitar a travessia de pedestres fora da faixa ou da passarela existente.
Na resposta, a Secretaria de Planejamento diz que fez estudos a fim de apresentar “uma proposta que atendesse o pleito e que ficasse esteticamente agradável”. A opção escolhida foi o Hibisco, que será plantado de forma a se tornar uma cerca viva. Porém, os hibiscos ainda estão pequenos e se, plantados, não produziriam o efeito desejado. Por isso, foi feita a troca pelo bambu. O plantio, portanto, será feito em julho, durante o período de recesso escolar.
Além desta ação, a Secretaria de Planejamento Urbano também fará a reposição de mudas de coqueiros jerivá (Syagrus romanzoffiana), que morreram por motivos diversos.
Texto: Giovana Pietrzacka | via Furb