domingo, 28 novembro 2021
InícioClimaCalor de 41°C, sol entre nuvens e novamente risco de temporal em...

Calor de 41°C, sol entre nuvens e novamente risco de temporal em Blumenau

Foto: Marcos Fernandes

 

O sol aparece entre nuvens e a temperatura se eleva à tarde, quando a máxima varia entre 39 e 41°C nesta quarta-feira (30/01/19) em Blumenau. Neste momento (8h18min), faz 26,9°C com sensação térmica de 30,4°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 6h, quando fez 26,2°C.

O rio Itajaí-Açu está com 74 cm e a umidade relativa do ar em 87,4%. A partir da tarde, o intenso calor associado a cavados em níveis baixos da atmosfera em SC favorecem a condição para pancadas de chuva rápidas e isoladas.

Não se descarta a ocorrência de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento bem como chuva intensa em curto período de tempo. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Tempo ensolarado e quente em todas as regiões. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica. Risco de temporais localizados com ventania e chuva intensa em curto período. Temperatura alta, superando os 33°C na maior parte de SC e chegando a 40°C em alguns municípios. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas associadas aos temporais. Sistema de alta pressão (massa de ar quente) no Sul do Brasil. Formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde.

 

Quinta-feira (31)

Blumenau – Presença do sol em meio a variação de nuvens, aquecimento e pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas entre a tarde e à noite. Não se descarta a ocorrência de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento bem como chuva intensa e queda de granizo isolado. A temperatura mínima varia entre 24 e 26°C e máxima entre 39 e 41°C. Vento fraco de oeste passando a sudeste no fim do dia.

Santa Catarina – Sol e calor em quase todas as regiões de SC, com mais nuvens e chuva fraca no início do dia no Litoral Norte. No decorrer do dia aumento de nuvens e a partir da tarde pancadas de chuva, com risco de temporais localizados, ventania, descarga elétrica e granizo. Temperatura alta, chegando próximo a 40°C em alguns municípios. Vento nordeste a noroeste, com variação para sudeste no fim do dia em áreas próximas ao RS, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde. Sistema alta pressão (massa de ar quente) no Sul do Brasil. Formação de núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde e ao avanço de uma frente fria pelo litoral sul de Estado.

 

Sexta-feira (1º de fevereiro)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão se desloca entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina atingindo Blumenau no fim do dia provocando pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. O calor potencializa as áreas de instabilidade associadas a baixa pressão aumentando o risco para temporal com chuva intensa e volumosa. A temperatura mínima varia entre 24 e 26°C e máxima entre 37 e 39°C. Vento fraco de norte/noroeste.

Blumenau – Manhã com mais nebulosidade no Oeste e chuva fraca do Meio Oeste ao Litoral. Durante a tarde aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em todas as regiões do estado, devido ao calor. Risco de temporais localizados, com ventania, chuva intensa em curto período e granizo. Temperatura alta, com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

sábado (2/02)

Blumenau – O sistema de baixa pressão mantem o tempo instável em Blumenau com chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa a partir da tarde, se estendendo até a madrugada de domingo. Há risco para chuva intensa e volumosa de forma abrangente. A temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e máxima entre 36 e 38°C.

Santa Catarina – Variação de nuvens com aberturas de sol na maioria das regiões, e chuva fraca no início da manhã do Meio Oeste ao Litoral. Na tarde e noite pancadas isoladas de chuva com risco de temporais localizados, ventania em todas as regiões catarinenses. Chuva intensa em especial do Planalto ao Litoral, devido à passagem de uma nova frente fria. Temperatura alta, com sensação de ar abafado. Vento sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (3/02)

Blumenau – Chuva mais intensa na madrugada, ocorrendo de forma fraca no decorrer do dia e voltando a se intensificar à noite. A temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e máxima entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva pela manhã em todas as regiões, melhorando no decorrer do dia e com presença de sol no início da tarde do Oeste ao Planalto Sul devido ao afastamento da frente fria. Temperatura agradável em todas as regiões. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 4 e 13 de fevereiro de 2019

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, tempo instável com mais nuvens e chuva na faixa leste do estado, devido à circulação marítima e chuva ocasional e muito isolada à tarde do Oeste ao Planalto. No restante do período previsão de sol com pancadas de chuva frequente em SC, típicas de verão. Temperatura amena em relação aos dias anteriores no início do período em todo o estado, sendo mais baixa nos dias 4 e 5 e em gradativa elevação a partir do dia 8.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS