Verão é a estação onde aumentam os casos de surgimento de cobras em residências. Somente nesta terça-feira (5/01/21), os Bombeiros Voluntários de Pomerode foram acionados quatro vezes para realizar a captura desses animais.
Duas foram de caninanas, espécie sem veneno, enquanto a terceira foi uma perigosa jararaca. Foram enviadas guarnições para duas ocorrências, no entanto em uma delas não foi possível porque as equipes estavam empenhadas em atender outra emergência.
Mesmo assim, os bombeiros entraram em contato com o morador, e através de uma foto foi identificado que se tratava de uma caninana, que acabou voltando sozinha à natureza. Os bombeiros tentaram capturar a outra cobra da mesma espécie, mas ela acabou fugindo para a mata.
A quarta estava dentro do motor de um carro que o proprietário levou até o batalhão dos bombeiros. Depois de capturadas, todas as cobras são devolvidas ao habitat natural sempre em áreas distantes de residências.
Os bombeiros voluntários deixam claro que as capturas só são realizadas quando os animais oferecem risco, seja por estarem dentro de residências ou de áreas de circulação de pessoas. Nesse caso, também se forem identificadas pelas características como perigosas.