Na tarde desta quarta-feira (30/11/22), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que atuava nas buscas na região de Guarapuava (PR), informou em nota retornarão ao estado. As fortes chuvas que atingem a região deixam o solo instável, colocando em risco a vida dos próprios profissionais.
“Não há condições seguras de trabalho na região, pois o terreno é extremamente instável e um novo deslizamento poderia atingir as equipes de resgate. Portanto, o 3º Sargento Romão, Cabo De Souza, Cabo Valmir, cão Bravo e cadela Zaara já partiram de volta à nossa região”, informou um comunicado.
No entanto, a Força-Tarefa 03 permanece em situação de sobreaviso à disposição da corporação paraense. As equipes ficam de prontidão para atender eventuais ocorrências graves decorrentes das chuvas que atingem Santa Catarina.
As Forças-Tarefas (FTs) catarinenses são compostas por Bombeiros Militares, treinados e equipados para o atendimento imediato de ocorrências complexas e especializadas. Os profissionais possuem treinamento para deslizamento, resgate veicular, inundações e enxurradas, salvamento em altura, estruturas colapsadas, entre outros cursos.
O Corpo de Bombeiros Militar de SC conta com 15 FTs distribuídas no estado, que no caso de ocorrências de longo período realizam revezamento, bem como podem ser acionadas para o atendimento em mais de uma região do estado.