Bombeiros controlam incêndio e salvam residência no bairro Salto, em Blumenau

 

 

Fotos e dados: Corpo de Bombeiros de Blumenau

Uma rápida ação do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau controlou um incêndio em uma residência no bairro Salto na manhã desta segunda-feira (8/10/18). A do quartel do Salto do Norte chegou ao local em poucos minutos e conseguiu extingir as chamas imediatamente, salvando praticamente todos os pertences e a estrutura da casa tipo meia-água, construída em madeira.

 

 

Segundo relato dos moradores, havia um bule de água sendo aquecido sem supervisão no momento em que o fogo se descontrolou. O incêndio foi provocado pelo rompimento da mangueira de GLP localizada atrás do fogão, que gerou labaredas contra a parede que divide a cozinha da sala. A mangueira estava vencida e não era específica para uso com gás liquefeito do petróleo.

 

 

Em razão do combate eficiente, apenas o móvel do fogão, um sofá, uma parte da parede divisória e o forro de PVC foram perdidos. Todo o restante do imóvel e os bens foram salvos com a utilização de aproximadamente de 50 litros de água.

 

 

Dicas de prevenção

1) Nunca deixe panelas aquecendo no fogão sem supervisão. Após a secagem do conteúdo interno, pode ocorrer um incêndio no utensílio.

2) Jamais utilize mangueiras genéricas para instalação de GLP. O CBMSC recomenda que as mangueiras instaladas em residências unifamiliares possuam as seguintes características previstas na Instrução Normativa nº 08:

-marca ou identificação do fabricante;
-número da NBR de fabricação;
-aplicação da mangueira (gás GLP/GN);
-data de fabricação e/ou validade;
-diâmetro nominal ou classe de aplicação;
-pressão máxima de trabalho; e
-possuir comprimento máximo de 1,25 m para fogão e 40 cm para aquecedores de passagem a gás.