quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioEventosOktoberfestChoppmotorrad vai à Oktoberfest da Argentina, em Villa General Belgrano

Choppmotorrad vai à Oktoberfest da Argentina, em Villa General Belgrano

 

 

Por Schayla Kurtz Jurk

Essa é a quarta vez que a Banda Choppmotorad faz uma pausa na agenda da Oktoberfest de Blumenau e atravessa a fronteira rumo a uma simpática cidade no interior da Argentina com uma arquitetura típica da Baviera: Villa General Belgrano. É assim há 10 anos, desde 2008, quando o grupo liderado por Ingo Penz fez a primeira passagem pela Oktoberfest- Festa Nacional da Cerveja de Belgrano traduzindo em gestos e sons o lema “Immer Lustig nunca Traurig” e conquistando o carinho do público.

Por isso, de lá para cá, já virou tradição nos palcos da Oktoberfest de Belgrano a apresentação da Banda fundada em 2007 que ousa nos instrumentos poucos convencionais e que remetem à criatividade dos primeiros imigrantes que adaptavam utensílios da rotina para fazer música O teugelsgeige (violino do diabo), o bassbrett (uma tábua de contrabaixo com cabo de vassoura), o bandoneon e a gaita de boca se destacam entre os tradicionais teclado, acordeon, trompetes e trombone produzem uma sonoridade diferenciada e vibrante que anima o público. No repertório, as tradicionais partituras do folclore Germânico e com todas as particularidades de uma banda típica da tradição germânica.

Já a moto Java de 1951 com sidecar para um passageiro e um barril de 50 litros de chope é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da Oktoberfest e desta vez não estará na Oktoberfest – 55º Fiesta Nacional de la Cerveza. No entanto, por aqui o veículo fez sua estreia em 1986, sucedendo a Bierfahrrad (bicicleta da cerveja) e também é uma das criações de Ingo Penz e do saudoso Horácio Braun, estará distribuindo chope e sorrisos e encantando o público da Oktoberfest de Blumenau com um jeito peculiar e criativo de manifestar e manter a tradição germânica. Até hoje, durante apassagem da Choppmotorrad em vários cantos do país e América do Sul foram distribuídos gratuitamente mais de 500 mil copos de chope.

A ida da Choppmotorrad para Oktoberfest de Belgrano em 2008, e 2010 incialmente aconteceu voluntariamente e patrocinada pela Associação da Choppmotorradverein. A partir de 2017 firmou-se um Intercâmbio Cultural entre Vila Germânica e Villa General Belgrano. Na Argentina, a prova do serrador (o desafio é os participantes serrarem uma tora de 50 centímetros de diâmetro em menor tempo possível) e a competição do chope em metro (vence o concurso, o participante tem que beber um metro de chope (600 ml) no menor tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca) não faziam parte da tradição da festa. Agora, e com as idas do grupo de Ingo Penz essas disputas já estão no calendário da Oktoberfest de lá. É o jeito Choppmotorrad de somar e contribuir com a preservação da cultura germânica em todos os cantos.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS