quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioBlumenauenses serão obrigados a usar máscaras?
Array

Blumenauenses serão obrigados a usar máscaras?

 

 

 

 

Na segunda-feira (13/04/20), o prefeito de Brusque assinou o Decreto nº 8.586 que determina a necessidade do uso de máscaras domésticas por todos os cidadãos que romperem o isolamento social, bem como realizarem deslocamentos em vias públicas, compras, ou quaisquer outras ações do gênero, enquanto durar a pandemia. A cidade tem 17 casos confirmados de Covid-19.

Na quinta-feira (9) a prefeitura de Itapema (7 casos positivos) também já tinha decretado a medida de obrigatoriedade pelos próximos 30 dias. No caso de empresas, em caso de reincidência, poderia até ocorrer a interdição do estabelecimento e o cancelamento do alvará de funcionamento.

Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Navegantes (7 casos) publicou um decreto que obriga os servidores a utilizarem máscaras dentro das repartições públicas da administração municipal. As pessoas que se deslocarem aos locais também serão obrigadas ao mesmo procedimento.

 

Em Blumenau também seremos obrigados?

Na entrevista coletiva realizada no início da noite de ontem (13), o prefeito Mário Hildebrandt deu a entender que poderá adotar medida semelhante. “Uma lembrança importante antes da gente passar por alguns números. Nós hoje estamos orientando o que muitas cidades já determinaram: use máscara. Temos tudo para que seja determinado a cada cidadão na cidade de Blumenau o uso da máscara. Precisamos ter toda a clareza de que a proteção à vida é fundamental nesse processo”.

O Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, completou: “A importância da máscara que nós estamos colocando de forma geral, para as pessoas que ficam circulando, é justamente uma proteção sua e da pessoa que está perto. Tem muitas pessoas que são assintomáticas e acabam transmitindo também a doença. essa é uma medida, não é a única. Não adianta você usar máscara, mas não lavar a mão, deixar de praticar o distanciamento ou isolamento. Lembrando que para conseguir evitar a contaminação e o colapso no sistema de saúde, depende de cada um fazer parte disso e tomar as ações necessárias”.

Mas na prática, nada ficou determinado, o que não impede de nessa semana Hildebrandt seguir a mesma linha. O prefeito de Itapema (SC), chegou a determinar multa, mas essa punição foi retirada no dia seguinte.

O mais triste é que muitas pessoas ainda insistem em dizer que é tudo mentira. E quando questionados sobre sua fonte de informação oficial, nunca sabem dar alguma.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS