A partir das 14h deste sábado (1/10/16), Blumenau receberá cursos, workshops e apresentações de Tango, a dança que é símbolo nacional da Argentina. O projeto “Juntos en un Abrazo” acontece no Centro Cultural 25 de Julho, é aberto ao público e não limite de idade.
Às 21h terá a apresentação “Juntos en un Abrazo”, com quatro bailarinos e música ao vivo do Trio Porto Tango, de Porto Alegre. Logo em seguida, às 22h, terá início a apresentação de Milonga. A exemplo das tradicionais Milongas argentinas, os bailarinos dançarão em pares os estilos Tango e Milonga e, após o espetáculo, o público poderá ocupar a pista de dança para praticar os passos.
O projeto “Juntos en un Abrazo” surgiu da paixão da diretora artística Manoela Firmo pela dança. “Muitas vezes, por falta de oportunidade ou por acharem que é difícil ou impossível, as pessoas pensam que o Tango é inacessível. Mas, não é bem assim, pois a dança de salão é uma das atividades mais democráticas que existem, sem restrição de idade ou forma física. Todos são capazes de aprender e a consequência disso é sempre boa, pois além de praticarem uma atividade física, formam novas amizades, convivem socialmente e chega até a ser terapêutico”, afirma Manoela.
“O grande diferencial do espetáculo será a presença de bailarinos profissionais de Tango e da música ao vivo com músicos especializados também. Os bailarinos serão os professores do curso e dos workshops”, observa a diretora.
Programação:
Curso de Introdução ao Tango – Das 14h às 15h
Conteúdo: Por meio de exposição virtual e demonstrações práticas serão abordados os temas inerentes ao tema Tango, como a história na dança, música, compositores, obras, dentre outros; explanações dos professores especialistas em Tango que também poderão demonstrar na prática a evolução da técnica da dança.
Ministrado por Fabrício Alves, professor, bailarino e coreógrafo. Graduado em Educação Física, pós-graduando em Dança. Iniciou seus estudos no Studio Fernando Campani em 2005. Em 2015 inaugurou o Fabrício Alves Studio de Dança em Porto Alegre/RS.
Workshop I – Das 15 às 16h
Conteúdo: Por meio de aula expositiva será oportunizado aos iniciantes experimentarem os primeiros passos sob a supervisão de professores especializados em Tango. Os alunos iniciarão com os movimentos individualmente, quando aprenderão a encontrar o seu eixo, a postura correta para a dança, o deslizar dos pés, as transferências de peso, as conduções corporais, a caminhada, o equilíbrio, a postura, entre outros.
Ministrado por Juan Sunde e Roberta Cavedon. Juan Sunde leciona Danças Folclóricas Argentinas e Tango pelo Instituto de Danças Folclóricas Argentinas em Porto Alegre/RS. Participou em diferentes competições na Argentina e conquistou diversos prêmios. Atua como bailarino, diretor e coreógrafo na Companhia Internacional de Danças La Marrupeña, em festivais nacionais e internacionais. Participou como bailarino e coreógrafo do Grupo “Andanças” com quem participou de eventos na Argentina, Grécia, Italia, França e México. Renata Cavedon é bailarina e professora de Ballet e Jazz, é formada em Educação Física e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal. Participou do grupo “Andanças” e representou o Brasil na França e Itália. É integrante da “Cia La Marrupeña” em Porto Alegre/RS. Apresenta-se em shows, eventos e nos restaurantes Mestre Parrillero e Parrilla Del Puerto com tango e folclore argentino.
Workshop II – das 16h às 17h
Conteúdo: Será a continuidade do Workshop I, quando o participante poderá aprender passos mais elaborados de contato e condução, giro y contragiro, sacadas, boleos, dissociação do quadril com o tronco.
Ministrado por Fabrício Alves e Manoela Firmo. Manoela Firmo iniciou seus estudos no “Projeto Dança nos Bairros” de Blumenau. Ingressou no “Curso de Qualificação Profissional em Tango Dança” da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville/SC. Em 2011 estudou Tango em Buenos Aires/Argentina com Guillerminha Quiroga e Mora Godoy. Atualmente leciona Tango e outras danças e cursa Educação Física.
Espetáculo “Juntos En Un Abrazo” – Das 21h às 22h
Será uma demonstração artística de parte dos estilos do Tango, como tango-show, tango-valsa, tango-salão e milonga. Serão quatro bailarinos que se apresentarão com música ao vivo do Trio Porto Tango de Porto Alegre, composto pelos uruguaios Carlitos Magallanes no bandoneon, e Roberto Pinheiro no piano e no canto; e o gaúcho Marcio Bitencourt Reggiori no contrabaixo. É um grupo profissional especializado no estilo musical, que possui grande experiência em apresentações artísticas e em bailes de tangos e milongas.
Milonga – das 22h à 1h
Recomendado para maiores de 16 anos, este evento é semelhante às tradicionais milongas argentinas, em que as pessoas dançam em pares os estilos tango e milonga. Por isso, logo após o espetáculo, serão abertos espaços para o público praticar. Segundo a diretora artística Manoela Firmo, o público está convidado a participar, mesmo quem não saiba dançar, pois o que importa é participar dessa interação entre amigos”. Haverá música ao vivo com o Trio Porto Tango de Porto Alegre que tocarão os mais tradicionais e conhecidos tangos, milongas e também boleros.
A Milonga possui regras próprias, uma espécie de etiqueta em que há certas formalidades, como por exemplo, o sentido da dança no salão, que deverá ser no sentido anti-horário; há também um maior comedimento na dança em relação a um espetáculo – que é mais acrobático. Aconselham-se às damas e cavalheiros que tragam um sapato com sola escorregadia para facilitar a dança, pois os sapatos emborrachados travam na pista. Às damas, sapatos bem presos aos pés, evitando-se as sapatilhas.
Ingressos
Curso e os workshops – a participação é gratuita, porém, para o será aceita uma contribuição espontânea de um brinquedo em bom estado de conservação ou um livro infantil que será destinado à instituição Lar Betânia. Os participantes receberão certificado.
Espetáculos – retirar o ingresso no Centro Cultural 25 de julho mais breve possível. Durante a Milonga, o restaurante estará aberto.
Inscrições: juntosenunabrazo@gmail.com