Blumenau se mobiliza para ajudar municípios do Oeste

donativos_01

Campanha busca ajudar famílias dos 54 municípios atingidos pelos vendavais, além de granizo e chuvas intensas

Texto: Joni César

A exemplo de Xanxerê, que foi atingido por um tornado em abril deste ano deixando o município em estado de calamidade pública com a destruição de 1,5 mil edificações, mais uma vez Blumenau se mobiliza para ajudar as cidades do Oeste vítimas de vendavais, granizo e chuvas intensas nos últimos dias. De terça (21) até sexta-feira (24) dessa semana, a Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, inicia uma campanha para arrecadar donativos para enviar às pessoas desabrigadas.

Para isso, a Secretaria de Defesa do Cidadão em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) faz um chamamento à população com objetivo de participar da campanha, levando os donativos para um dos quatro pontos de coletas no município: no Centro de Atendimento para a População em Situação de Rua (Centro POP), na rua São Paulo, 2265, no bairro Itoupava Seca; no 3º Batalhão de Bombeiros Militar, na rua Sete de Setembro, no Centro; base operacional do Corpo de Bombeiros, na rua Ari Barroso, no Salto do Norte (próximo ao Terminal Aterro) e na base operacional do Corpo de Bombeiros, na rua da Glória, 459, bairro Da Glória.

Donativos

Podem ser doados itens como água potável, alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, fubá, leite em pó, por exemplo), além de materiais específicos para limpeza e higiene pessoal. Segundo o diretor de Defesa Civil de Blumenau, Adriano Cunha, em função do granizo, chuvas e vendavais, oito municípios da região estão em situação de emergência, três em situação de calamidade pública, com um saldo de dois óbitos e oito feridos.

Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, 13.511 pessoas foram afetadas pelas catástrofes. Os desalojados somaram 1.421 e desabrigos 62. O relatório também informa que 1.251 residências foram danificadas e 85 empresas foram atingidas. 41 instalações públicas também foram danificadas, incluindo escolas e unidades de saúde. Além disso, 582 infraestruturas públicas sofreram com as fortes chuvas, incluindo as pontes dos municípios. O resultado: mais de 30 milhões em prejuízos com um total de 54 municípios atingidos.

via SECOM/Blumenau