Blumenau chegou neste sábado (11/07/20) a um total de 4.140 casos confirmados com Covid-19 desde que iniciou a pandemia. Desse total, 249 casos foram diagnosticados nas últimas 24h. As informações foram divulgadas pelo prefeito Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
A situação nos leitos dos hospitais preocupa muito porque a taxa de ocupação chegou a 73%. São 46 pacientes hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 41 deles moram em Blumenau. Nas enfermarias, há 48 pacientes internados, 37 da cidade, resultando em uma taxa de ocupação de 27,1%.
Os casos recuperados de Covid-19 na cidade já chegaram a 2148. Eles passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. Até hoje foram registrados 16 óbitos de pacientes com a Covid-19 no município, o último de um homem de 66 anos.
Centrais de Atendimento para Covid-19
Durante todo o dia, o Setor 3 do Parque Vila Germânica, onde funciona a Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, foi procurado por 261 pessoas, uma foi encaminhada para atendimento hospitalar. No local também foram realizadas 167 coletas para testagem por RTPC-R.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Sintomas gripais
Um total de 261 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 37 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.