terça-feira, 18 maio 2021
InícioEventosBlumenau recebe visita de Embaixadores da União Européia

Blumenau recebe visita de Embaixadores da União Européia

Imagem: Google Maps (Street View) Jan 2016
Imagem: Google Maps (Street View) Jan 2016

 

Embaixadores da União Europeia que visitam Santa Catarina participam neste domingo (29/5/16), às 11h, de recepção de boas-vindas no Mausoléu Dr. Blumenau e contará com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, do presidente da Fundação Cultural e Secretário Institucional de Relações Internacionais, Rodrigo Ramos e demais autoridades. A comitiva é liderada pelo Embaixador da Comunidade Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. A solenidade oficial será aberta à comunidade.

Desde o dia 27 de maio até 1° de junho, Santa Catarina sedia o Encontro Anual de Embaixadores dos países membros da União Europeia no Brasil. Durante uma reunião organizacional em Florianópolis no início do ano, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) Glauco José Côrte defendeu o aumento do comércio entre o Estado e o bloco europeu. Côrte aproveitou a ocasião para apresentar um panorama da indústria catarinense e ressaltou o trabalho que vem sendo feito para manter a competitividade do setor.

A presença da missão europeia no Estado pode identificar oportunidades de parcerias e negócios bilaterais. O momento é oportuno para uma maior aproximação com os chefes de estado da comunidade europeia. Estarão na cidade embaixadores e representações diplomáticas dos seguintes países: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Encontro inédito

A opção por Santa Catarina para o encontro de 2016 decorre de consultas feitas a embaixadores ? muitos deles indicaram o Estado. Pela primeira vez fora de uma Capital, a comitiva irá visitar uma cidade e a escolhida foi Blumenau. Às 11h, a comitiva será recebida com honras militares e de Chefes de Estado no Mausoléu Dr. Blumenau.

Os membros da comunidade europeia colocarão flores no túmulo do Dr. Hermann Blumenau e participarão de trocas de presentes e discursos oficiais. “A interlocução de uma agenda cultural e econômica faz parte da visita na cidade”, observa Rodrigo Ramos. “Toda a interlocução foi feita pelos consulados da Alemanha, Áustria e da República Tcheca, instalados em Blumenau.”

O roteiro inclui ainda recepção oferecida pelos cônsules europeus locais e visitação ao Parque Vila Germânica. “É uma programação inédita em Santa Catarina e no país, dada a expressiva participação de autoridades que Blumenau recebe”, admite o presidente da FCBlu. “Ter a representação de 17 países do Bloco da União Europeia aqui mostra a força cultural, política e econômica que a cidade representa. Esperamos, a partir da visita, aprofundar questões nestes eixos para o município”, concluiu Rodrigo.

Por Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS