Blumenau reativa compra de créditos para cartão estudantil de transporte coletivo

Antecipação beneficia preparativos para o ano letivo de 2024 e mantém tarifas de 2023.

A partir desta segunda-feira (22/01/24), os estudantes de Blumenau poderão adquirir créditos para o cartão do transporte coletivo. A compra estava suspensa desde 15 de dezembro devido ao recesso escolar. O objetivo é facilitar a organização dos alunos e pais para o início do ano letivo de 2024, programado para fevereiro.

Os créditos estarão disponíveis nos terminais urbanos, entre às 4h e 23h durante a semana, e das 6h30 às 19h aos domingos. Além disso, podem ser adquiridos na loja da BluMob, localizada na Rua Ceará, nº 47, no Centro. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta das 8h às 17h, e e aos sábados, das 8h às 12h

As outras duas opções são pelo site da BluMob ou no aplicativo (Android e iOS). Lairto Leite, diretor de transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), explica que a antecipação da venda de créditos ocorre para facilitar o planejamento familiar para o retorno às aulas. A medida também ajuda aqueles que utilizam o período para adquirir ou renovar o cartão escolar, permitindo a recarga imediata do cartão.

Os titulares do cartão estudantil têm direito a 50% de desconto no valor integral da passagem, com a possibilidade de comprar até 500 créditos anuais, suficientes para o deslocamento durante o ano letivo, conforme estabelecido pela Lei Municipal 4175/1992.

Importante destacar que o valor do passe estudantil para 2024 permanece inalterado em relação a 2023, já que os reajustes incidem apenas sobre as tarifas pagas em dinheiro. Além da compra de créditos, o site da BluMob oferece outros serviços, como recadastramento estudantil, cancelamento de cartões, atendimento ao cliente, consulta de saldo e emissão de primeira via dos cartões comum e estudantil.

Para ser beneficiado pelo cartão estudantil, é necessário residir a mais de um quilômetro de distância da instituição de ensino e morar em Blumenau. O sistema de transporte coletivo de Blumenau, gerenciado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), enfatiza que o cartão estudantil é pessoal e intransferível.

A frota de veículos conta com câmeras de biometria facial para assegurar o uso correto dos cartões, evitando que familiares e amigos dos estudantes utilizem indevidamente o benefício exclusivo para o titular do cartão.

 


 

 


Discos de vinil: empreendedor conta como eles mudaram a sua vida.