Blumenau libera opção de estacionamento rotativo gratuito de 10 minutos

A isenção, inicialmente uma solicitação dos motoboys, foi expandida para todos os usuários da Área Azul.

Foto: Eduarda Loregian

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) acaba de implementar uma opção no sistema de estacionamento Área Azul, permitindo que todos os usuários usufruam de dez minutos gratuitos de estacionamento em Blumenau. Esta medida está ativa no aplicativo Rek Pay e em estabelecimentos comerciais credenciados, com previsão de inclusão nos parquímetros em breve.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) destaca que após os primeiros dez minutos gratuitos, os usuários têm a opção de estender o período de estacionamento, com o tempo inicial sendo descontado da duração total. Por exemplo, ao optar por mais 30 minutos após o “período de cortesia”, o usuário terá um total de 40 minutos de estacionamento. Para ativar a isenção, é necessário realizar o check-in pelo aplicativo ou nas lojas participantes.

Alexandro Fernandes, secretário da SMTT, enfatiza o sucesso do sistema de estacionamento rotativo. “Em apenas seis meses de funcionamento, registramos mais de 56 mil usuários ativos no aplicativo e uma média diária de quase 4 mil tickets emitidos só em dezembro”, ressalta. Ele ainda reitera o compromisso da secretaria em aprimorar o sistema continuamente.

O prefeito Mário Hildebrandt também se manifestou, explicando que a isenção inicialmente foi uma solicitação dos motoboys da cidade. “Decidimos expandir o benefício, oferecendo agora dez minutos de estacionamento gratuito a todos os cidadãos, como forma de incentivar e facilitar o uso do sistema público”, declara Hildebrandt.

Vale lembrar que veículos estacionados nas vagas de Área Azul sem o ticket, inclusive durante o período de cortesia, estão sujeitos à emissão da taxa de pós-uso (TPU). Esta nova política de estacionamento reflete o esforço da administração municipal em proporcionar conveniência e eficiência para os moradores e visitantes de Blumenau.