quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioGeralBlumenau é uma das 3 cidades brasileiras escolhidas para testar equipamentos do...

Blumenau é uma das 3 cidades brasileiras escolhidas para testar equipamentos do JICA

A agência japonesa conhece instrumentos de planejamento urbano do Estado

Instrumentos de planejamento urbano foram apresentados por equipe da Secretaria de Planejamento a consultores da JICA na última sexta-feira, 1º de agosto. As informações serão utilizadas pela Agência de Cooperação Internacional do Japão no Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos, realizado em parceria com o governo federal desde junho de 2013. Blumenau está entre as três cidades brasileiras onde serão testados instrumentos para mitigar os danos dos deslizamentos de terra.

A equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Planejamento apresentou os mapas do programa do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina (Gerco/SC), a versão preliminar do sistema de informações do Gerco e as ações preventivas da Secretaria estadual de Defesa Civil.

O objetivo principal do projeto da JICA é aprimorar e fortalecer as práticas de gestão, os arranjos cooperativos entre os entes federativos, técnicas e os métodos relacionados aos macroprocessos de gestão integral de riscos de desastres naturais (prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta, recuperação).

Conforme o acordo de cooperação técnica, o grupo de especialistas japoneses vai apresentar as tecnologias utilizadas no Japão e as experiências de desastres naturais. No primeiro ano, serão feitas pesquisas das condições dos desastres e riscos de deslizamento de terra, no segundo, a JICA vai elaborar manuais das ações e nos dois anos seguintes testará as recomendações descritas nos documentos nos municípios de Blumenau (SC), Nova Friburgo (RJ) e Petrópolis (RJ).

Texto: Rosália Dors Pessato | via SECOM

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS