quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEconomiaBlumenau é sede do 13º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

Blumenau é sede do 13º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

logo-sbqs

A partir desta segunda-feira (04), Blumenau se tornou o ponto de encontro de empresários, profissionais e estudiosos do setor de softwares no Brasil. Até sexta-feira (08/8), a cidade é sede do 13º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, evento organizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), juntamente com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e que traz novidades e técnicas modernas no que diz respeito à qualidade de software no país.

O evento é anual e faz parte da programação da Comissão de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do comitê do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). Todas as atividades do Simpósio acontecem no Centro de Convenções do Teatro Carlos Gomes. A abertura oficial do evento será nesta terça-feira (05/8), a partir das 19h, com a presença do reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado.

Qualidade de Software

Durante os cinco dias de Simpósio, pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de vários setores da informática e outras áreas terão contato com estudiosos de renome nacional e internacional na área, em palestras técnicas e minicursos sobre variados segmentos da qualidade de software.

O segmento faz parte dos ramos de conhecimento da Engenharia de Software e busca garantir, por meio de determinados processos e definições, o bom funcionamento e a eficiência dos sistemas e soluções criados.

Entre os objetivos do evento estão o favorecimento do intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, o compartilhamento de experiências, a discussão de problemas e soluções e o estabelecimento de novas parcerias na área de qualidade de software.

Eventos paralelos

Paralelo ao encontro estão programados mais três eventos. O primeiro é o Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS), que acontece no primeiro dia de atividades do encontro (04/8) e que traz teses e trabalhos de pesquisadores de todo o país sobre o assunto.

No mesmo dia acontece o Encontro de Qualidade e Produtividade em Software (EQPS), reunião do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW) que aborda os principais pontos para melhoria nos processos de garantia de qualidade dos produtos. Já na terça-feira (05/8) ocorre o Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS), que escolherá os melhores trabalhos inscritos e apresentados no evento.

Mais informações sobre o evento, além da programação completa, podem ser encontradas no site do Simpósio. 

Texto: Giovana Pietrzacka – André Luiz Bonomini

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS