Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Blumenau e suas Histórias: As casas de comércio e seus proprietários [2]

 

 

 

 

 

As casas de comércio e seus proprietários [2]

 

Por Ana Maria Ludwig Moraes | Historiadora

Um exemplo interessante de trajetória, temos do imigrante Heinrich Probst que aqui aportou em 1860. Inicialmente desempenhou atividades como mestre padeiro, posteriormente deixou de lado a padaria na qual havia agregado a produção de conservas e um negócio paralelo de livraria e papelaria, abrindo espaço para venda de ferragens.

Em seu estabelecimento vendia-se carne-seca de Montevideo, livros, artigos de papelaria, talheres, artigos de cutelaria, lubrificantes para móveis, bicicletas, carroças e máquinas de costura, munições para armas diversas, parafusos de metal e de madeira e ferramentas de carpintaria.

Sendo bem sucedido em seus empreendimentos, precisou mudar-se para um prédio maior, na rua XV de Novembro, em frente à Rua das Palmeiras. Diversificou seus negócios para outras empresas e em 1890, adquiriu a primeira fundição na região de Altona.

A tecelagem do bairro Garcia (hoje COTEMINAS) também teve sua participação por algum tempo. Henrique Probst faleceu em 1906, mas seus filhos Richard, Júlio e seu genro Hermann Sachtleben deram continuidade às suas iniciativas .

 

Armamento
Armas de caça calibre 28, revólveres, autodescarregadores, polvorinhos, cartuchos de latão, cartuchos de revólver, de Winchester e de Flobert, chumbo e balas, espoletas.
H. Probst & Filhos

 

Dalli. 
Produto de limpeza para móveis, bicicletas, para a decoração de veículos pintados, máquinas de costura, etc. pasta de limpeza, creme de limpeza, pó de limpeza.
H. Probst & Filho

 

Prima Montevideo- Carne-secca.
Ótimos produtos frescos. Em fardos a preços bem módicos.
H. Probst & Filho

 

No maior sortimento
a preços baixos: facas e garfos, facas de marinheiro, facas de mesa individuais, facas de pão, canivetes, navalhas de barbear, estropos para navalha de barbear.
H. Probst & Filho

 

Livraria de H. Probst & Filho recebeu:
– cadernos de cálculo 1 e 2.
– Geografia de Dr. Rotermund.
– Livro de leitura Bieris.
– cadernos de cálculo Bieris.
– cartilha Bieris.
– Coração – livro de leitura.

 

Parafusos: como de ferro e de bronze parafuso com cabeça meio círculo ou achatada, em todos os tamanhos e resistências. Parafusos de rosca, de ferro, parafusos para maquinário com cabeçada sextavada e porca; parafusos de bloqueio com cabeça meio círculo e bocal quadricular, parafusos para roda de carroça, porcas cortadas. Perfuradeira de rosca (podão), broca individual, em rosa, norte americana, marca Schwan de ¹/4″ – 1 ¹/²” e mais; broca de cabo de ¹/4 a 1 ¹/²”.
H. Probst & Filho

 

 

Blumenauer Zeitung 11 09 1886

O abaixo identificado recebeu e recomenda seu novo e variado estoque de conservas de:
– sardinhas marinadas, sardinhas em tomate e sardinhas em óleo;
– arenques marinados
– petinga em óleo
– salmão
– ovas de bacalhau
– fígado de bacalhau
– anchova
– picles sortidos
– queijo de ervas
– ameixas
– maçãs
– uva passa de Corinto
– vinho do Reno, Mosel e do Porto
H. Probst

 

 

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top