sábado, 17 abril 2021
Início Uncategorized Blumenau busca experiências para melhorias no trânsito

Blumenau busca experiências para melhorias no trânsito

Foto Martins

O secretário de Planejamento de Blumenau, Alexandre Gevaerd, e mais quatro técnicos da Prefeitura, estiveram esta semana em Florianópolis, onde assistiram a palestra do economista e urbanista Enrique Peñalosa que, quando prefeito de Bogotá, implantou políticas ousadas que valorizaram o transporte coletivo naquela capital colombiana. A palestra integra a programação do congresso sobre Fronteiras do Pensamento – ideias fazem diferença, que acontece até esta quarta-feira, dia 9, no Centro de Eventos da Fiesc.

Quando prefeito de Bogotá, entre os anos de 1999 e 2003, Enrique implantou na cidade – que é a maior da Colômbia, com mais de sete milhões de habitantes – mais de 300 quilômetros de ciclovias, além de implantar o TransMilenio, um sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus, um dos mais bem sucedidos do mundo. Para o palestrante, cidade desenvolvida não é aquela onde pobre anda de carro, mas aquela em que rico anda de ônibus ou de bicicleta.

 Blumenau tem, atualmente, apenas 60 quilômetros de ciclovias. A meta da Administração Municipal é de pelo menos dobrar este número, interligando os trechos com bicicletários. A primeira ciclovia implantada na cidade foi em 1999, na rua Antônio Treiss, perto do Complexo Esportivo do Sesi.

 Com recursos do PAC Mobilidade, a Prefeitura quer implantar um sistema já com cara de cidade grande, como é o caso da ciclofaixa existente na rua Amazonas. Outro bom exemplo está na rua Heinrich Hosang, no Victor Konder, onde há uma ciclovia de 2,80m, protegida por um canteiro de 0,70m. A meta é humanizar a cidade, implantando um sistema cicloviário que atraia o usuário, que faça com que mais pessoas optem por se locomover de bicicleta.

via PMB | AC: Marilí Martendal

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS