domingo, 13 junho 2021
InícioUncategorizedDiretor grego treina atores na Fundação Cultural

Diretor grego treina atores na Fundação Cultural

O diretor de teatro grego Sotiris Karamesinis estará em Blumenau em novembro com sua oficina para atores. No curso, abordará o método Tranceacting, desenvolvido por ele ao longo de sua carreira. Interessados já podem se inscrever e participar das aulas entre os dias 11 e 14 de novembro, na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). Serão abertas duas turmas em dois horários alternativos.

Sotiris Karamesinis é membro da Associação de Diretores Gregos, Associação de Autores e Tradutores Teatrais, Federação Européia e Federação Internacional e do International Theatre Institute da Unesco. Possui mais de 22 anos de experiência profissional com teatro e música. Profundo pesquisador da tragédia grega há mais de 15 anos, possui seu próprio teatro em Atenas, o Teatro au Cubo. Soma-se ao seu currículo o trabalho intenso de cinco anos com Sotiris Hatzakis, discípulo direto de Jerzy Grotowski, atual diretor do Teatro Nacional da Grécia, Thessaloniki.

Sotiris já encenou mais de 20 espetáculos de diversos autores, dentre eles, Shakespeare, Strinberg, Eurípedes, Emily Dikinson, G G Byron, Moliere, Graham Greene. Na última década ministra oficinas na Europa, Estados Unidos e Brasil. Atualmente é professor e diretor na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Técnicas 

O método Tranceating consiste na pesquisa da organização do trabalho do ator de Teatro, TV e Cinema, com exercícios que possibilitam encontrar o estado psicofísico por meio do uso de técnicas pouco usuais no cotidiano. O processo utiliza a experiência de outras artes, principalmente a música, para reencontrar o princípio da expressividade no teatro e ampliar a percepção, proporcionando presença cênica consciente e dinâmica. Através do treinamento com a música, o ator encontra uma estrutura dinâmica e viva, desenvolvendo seus meios expressivos de uma maneira natural e surpreendente.

As ferramentas possibilitarão ao artista viver o tempo cênico em um universo de empatia, comunicação, consciência, musicalidade, ritmo e, principalmente, sendo orgânico e verdadeiro. Havendo uma incompatibilidade com as datas, a organização pode analisar casos específicos e apresentar nova proposta aos interessados. Isso somente em casos extremos. A oficina será ministrada em português.

 

Saiba mais

  • O quê: Oficina para atores, com o diretor grego Sotiris Karamesinis
  • Quando: de 11 a 14 de novembro
  • Turma 1: 14h às 18h
  • Turma 2: 19h às 23h
  • Local: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

 

Principais abordagens:

– Técnicas de usar o Tranceacting para a composição e a comunicação

– Treinamento com monólogos clássicos e contemporâneos

– Trabalho para desenvolver as habilidades expressivas de cada ator

 

Como participar

  • Investimento e formas de pagamento:
  • À vista: R$ 390 (desconto de 10%)
  • Em 2 vezes:
  • R$ 195,00 (depósito bancário)
  • Primeira parcela: até 10 de outubro
  • Segunda parcela: até 8 de novembro
  • Informações adicionais e inscrição pelo e-mail che_oliveira@hotmail.com

 

via PMB | AC: Sérgio Antonello 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS