Blumenau avalia a possibilidade de decretar situação de emergência

Nos últimos cinco dias, foram registradas 172 ocorrências, sendo 99 só de deslizamentos.

Foto: Defesa Civil de Blumenau

O prefeito Mário Hildebrandt reuniu nesta quinta-feira (1/12/22), os secretários das pastas que atuam ou estão diretamente envolvidos com a situação das chuvas volumosas desde o último sábado (26) em toda a região. Depois do grupo detalhar as ocorrências, foi solicitado um levantamento de recursos necessários para trabalhos como a abertura das ruas afetadas por queda de barreiras ou árvores, desobstrução de vias e outros serviços de manutenção.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 172 ocorrências, sendo 99 por deslizamentos de terra seis por inundações. Outras 66 chamadas foram feitas para avaliação de risco dos locais atingidos.

De acordo com o AlertaBlu, há previsão de chuva fraca e moderada, intercalada com momentos de nebulosidade e algumas aberturas sol. Os moradores em situação de riscco pode acionar a Defesa Civil do município através de ligação para o número 199, ou então, o Corpo de Bombeiros Militares, no 193.

Foto: Defesa Civil de Blumenau

Entre a zero hora e às 16h, o nível do Rio Itajaí Açu baixou 80 cm e está com 3,62 metros. Como não houve volume de chuva significativo no Alto Vale, o risco de uma enchente está descartado. A maior preocupação do poder público são os deslizamentos de terra.

A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) tem intensificado os trabalhos para assegurar a desobstrução e limpeza das vias públicas. As equipes seguem trabalhando em ruas como a Profº Jacob Ineichen, Reinholdo Otto, Rio Bonito e Max Link que registraram diversos deslizamentos.

Foto: Fabiano da Silva

Já na Rua Nilton César Marcos, a Seurb trabalha no rompimento de uma rocha que corre o risco de desabar e atingir as residências vizinhas. Os trabalhos também se concentraram na liberação de ruas bloqueadas devido à queda de barreiras ou árvores, como nas ruas Hermann Hering, Hermann Kratz, Henrique Reif e Arnold Hemmer, todas já desbloqueadas e com tráfego liberado.

Para os próximos dia, serão intensificados os trabalhos de macadamização, patrolagem e a operação tapa-buraco para normalizar a situação dos bairros. Todas as regiões com demandas reprimidas serão contempladas com a devida manutenção. A situação da Ligação Velha-Garcia está sendo monitorada e até o momento segue normal, sem nenhuma queda de barreira no local.

Quanto aos casos de maior gravidade atendidos pela Defesa Civil, há uma ocorrência na Rua Epitácio Werner, na Itoupava Central, onde um deslizamento de terra atingiu duas residências, necessitando a evacuação das propriedades. Uma destas famílias foi direcionada a casa de parentes, enquanto a outra família foi realocada pelo serviço social para do Abrigo Municipal (Amblu).

No fim de semana, uma residência na Rua Augusto Groh, no bairro Nova Esperança, foi atingida por uma queda de barreira. Os moradores estão alojados na casa de familiares. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) seis famílias precisaram deixar suas residências, sendo orientadas e acompanhadas por profissionais da assistência social.

As Escolas e Centros de Educação Infantil seguem monitorando e se comunicando com as famílias de forma pontual em caso de necessidade. As aulas da rede pública municipal de ensino seguem mantidas.