Com a melhora na condição climática nesta quinta-feira (1/12/22), permitiu que a água começasse a baixar em muitas regiões, dando mais agilidade aos atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina. A preocupação maior é com a situação nos municípios de Santo Amaro e Palhoça, que ainda têm várias áreas alagadas.
A Força-Tarefa 03, do 3º Batalhão de Blumenau, está na região da Grande Florianópolis, junto com a FT 10, de São José e FT 01 de Florianópolis. Uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) da Capital também está envolvida no atendimento das ocorrências.
Na região de Tubarão existem pontos de alagamento, com atuação da FT 08, do próprio batalhão. Outro ponto de atenção é em São João Batista, onde equipes do 2º e 05º BBMs, de Curitibanos e Lages, estão em deslocamento. Parte da FT 07, de Itajaí, também foi deslocada para ajudar a FT 13 de Balneário Camboriú.
As equipes recebem o apoio das aeronaves Arcanjo 01 e 05, do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC, e duas aeronaves Águia, da Polícia Militar. Embora a situação esteja um pouco mais favorável, ainda há a previsão de chuva, e o solo encharcado, aumenta a chance de ocorrerem deslizamentos.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a não passar por áreas alagadas. A corporação também pede compreensão no atendimento por conta do grande fluxo de ligações, podendo ocorrer congestionamentos nas linhas de emergência.