Basquete feminino de Blumenau volta a disputar a Liga Nacional depois de 4 anos

basquete-fem-bnu_1-12-16_04

 

Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (1/12/16), foi apresentada no Salão Nobre da prefeitura, a equipe de basquete feminino de Blumenau que disputará a Liga Nacional a partir do dia 15 de dezembro. O momento foi muito especial, porque além de mostrar o apoio da prefeitura para o basquete, também marca a volta do basquete blumenauense na competição nacional depois de 4 anos fora.

 

dscf7881
Atletas e comissão técnica

 

Entre as oito atletas apresentadas, seis delas já vestiram a camisa da seleção brasileira. É o caso das jogadoras Anna Beatriz Oliveira, Cacá Martins e Carina Felippus, que estiveram no começo de 2016 no grupo que fez a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Leila e Fabiana de Souza passaram pela Seleção em 2014; enquanto Franciele Nascimento vestiu a camisa verde amarela em 2014 e chegou a disputar as olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012). Além delas, Fernanda Bibiano, uma das remanescentes do grupo blumenauense, também já defendeu a seleção. Completam a equipe, as armadoras Carina dos Santos Martins, Giulia Eccel Kuck e a pivô Fabiana Caetano de Souza.

 

Presidente da Fundação Municipal de Desporto (FMD), João Sendenski
Presidente da Fundação Municipal de Desporto (FMD), João Sendenski

 

O evento contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes; do presidente da Fundação Municipal de Desporto (FMD), João Sendenski, além da comissão técnica do time. Sendenski destacou a importância desse momento: “O esporte de Blumenau volta a brilhar como nos velhos tempos do basquete feminino, uma grande alegria e o maior legado que ficou para a cidade. Nós nos planejamos e estruturamos para essa grande oportunidade dos blumenauenses, que são apaixonados pelo basquete, ter um time feito com praticamente meninas da nossa casa”, finaliza.

 

 

basquete-fem-bnu_joao-camargo_1-12-16
João Camargo, técnico da equipe de Basquete Feminino de Blumenau

 

Questionado sobre a equipe Uniassau de Recife (PE), primeira adversária de Blumenau no dia 16 de dezembro, às 20h no Galegão, o técnico João Camargo avaliou: “A equipe do Recife era candidata a finalista e campeã da Liga Nacional em 2016, mas acabou tropeçando na semi-final quando enfrentou a equipe Sampaio Corrêa (Maranhão) que foi a vencedora. Esse ano eles investiram ainda mais, é uma equipe muito forte, com várias atletas da seleção brasileira que participaram das Olimpíadas 2016 e até jogadoras americanas. Mas temos esperança de que podemos fazer um bom jogo”.

Para Camargo o maior desafio é em duas semanas conseguir um padrão tático consistente para elas, diferente da equipe adversária que está junta desde o início do ano. João lembra que a força da torcida é sempre um diferencial. “Espero a participação do público blumenauense, que adora um bom espetáculo, para torcer por essa equipe jovem, que quer mostrar trabalho”.  Recado dado, marque aí na sua agenda.

 

 

napoleao-bernardes_1-12-16

 

O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou o investimento em esporte ao longo de seu mandato. “Nós ampliamos o bolsa atleta de 10 para 12 meses, dando mais segurança para aqueles que disputam competições por Blumenau em Santa Catarina e no Brasil. Outro ponto que investimos, foi nas escolinhas de esporte nos bairros, para as crianças e adolescentes que não estão nas salas de aula, o chamado contraturno escolar. Isso não só para as escolas municipais, mas também para as estaduais e até particulares. Hoje são cerca de 5 mil estudantes nesse programa, em até 16 modalidades diferentes. E tem o paradesporto, que é o xodó da cidade, que teve investimentos importantes e virou referência no Brasil, no sentido de oportunizar a crianças e adolescentes que tem uma deficiência física o acesso ao esporte, superando suas dificuldades”, conclui Bernardes.

Confira a relação de jogadoras apresentadas:

  • Ana Beatriz Oliveira (armadora)
  • Carina Felippus de Souza (pivô)
  • Fernanda da Costa Bibiano (pivô)
  • Franciele Aparecida Nascimento (pivô)
  • Jaqueline da Silva (pivô)
  • Kawanni Silva Dantas Firmino (ala)
  • Leila Zabani (ala)
  • Patrícia dos Santos Paulo (ala)

Blumenau estreia na competição nacional no dia 16 de dezembro, contra a equipe Uniassau, de Recife (PE). O jogo ocorre no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. A partida está marcada para as 20h.

Sobre a Liga

A Liga Nacional chega a sua sétima edição e conta com seis equipes participando. Além de Blumenau e Uniassau (PE), participam Corinthians/Americana (SP), Presidente Venceslau (SP), Santo André (SP) e Sampaio Corrêa (MA).

As seis equipes jogarão entre si em quatro turnos, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação. As quatro melhores equipes avançam para a fase semifinal dos playoffs, que será disputada em séries melhores de três jogos. Já a grande decisão do Campeonato Nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos.

 

basquete-fem-bnu_1-12-16_03

basquete-fem-bnu_1-12-16_06

basquete-fem-bnu_1-12-16_01