segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioCulturaBanda Filarmônica de Itajaí participa de encontro no Chile

Banda Filarmônica de Itajaí participa de encontro no Chile

 

Foto: Banda Filarmônica de Itajaí

 

A Banda Filarmônica de Itajaí (SC) participará do I Encontro Internacional de Bandas e Orquestras, que acontecerá na província de Linares, região de Maule, no Chile. O evento acontecerá entre os dias 4 e 10 de novembro de 2018. Está confirmada também uma apresentação em Mendoza, na Argentina, no dia 1º. de outubro, onde os integrantes farão uma pausa na viagem. O ônibus da excursão partiu de Itajaí na terça-feira (30/10/18).

A programação no Chile prevê apresentações em várias províncias da região, incluindo um espetáculo para o exército chileno e a participação em um concerto que reunirá mais de 400 músicos do mundo todo. A delegação de Itajaí é formada por 90 pessoas, sendo 80 músicos.

Essa não é a primeira vez que a Filarmônica de Itajaí visita o Chile. Em 2005/06 e 2008 viajou ao país para participar do Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Melipilla. Em 2007 esteve em San Antônio para uma turnê na 5ª Região da República do Chile e, em 2009, também fez apresentações na região metropolitana de Santiago, capital do país. “Após nove anos retornaremos para participar de um festival internacional. Isso é uma honra para nós e para a nossa cidade, que terá um representante em um evento deste porte”; comemorou o maestro Luiz Alberto Martins de Freitas.

Fundada em junho de 1988, a Banda Filarmônica de itajaí tem como lema “Educar por meio da música”, oferecendo aulas para crianças e adolescentes gratuitamente, com apoio da prefeitura de Itajaí através da Secretaria Municipal de Educação. Com uma equipe de mais de 10 professores, atende um número significativo de jovens no contraturno escolar, com aulas de musicalização, trompete, flugelhorn, trombone, euphonium, tuba, bateria, percussão de marcha, percussão sinfônica e popular e corpo cerimonial.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS