Camila Meurer, de 21 anos, ainda é um nome desconhecido na teledramaturgia. Nesta terça-feira (19), será exibido às 17h50min, o capítulo que em ela participará da série “Malhação: seu lugar no mundo”, na TV Globo.
Natural de Petrolândia, Alto Vale do Itajaí, ela morou em Blumenau dos 7 aos 16 anos, quando foi sozinha ao Rio de Janeiro. Sua mãe se mudou para a cidade maravilhosa, faz somente dois anos, quando Camila já tinha 19. Seus tios e avós ainda moram aqui em Blumenau. Muito jovem, aos 3 anos, Camila perdeu seu pai. Aqui, ela estudou na Etevi/FURB e no Colégio Castelo.
Na noite desta segunda-feira (18), conversei com essa estrela que nasce na TV, já brilhou nos palcos cariocas, inclusive ganhou prêmio. Uma coisa é fácil perceber: ela estuda e se prepara para a carreira artística.
Camila começou a fazer teatro logo que chegou em Blumenau com sua mãe. “Eu me formei por tempo de estudo no teatro, o que é necessário para se tornar ator profissional no Brasil. Comecei com 7 anos na Cia. Carona e com 16, já tinha carga horária suficiente para me formar como atriz profissional. Como nosso estado não oferece muitos recursos para a área artística e o Rio de Janeiro é um pólo por causa das emissoras, eu fui para lá tentar alguma coisa em televisão ou teatro. Quando cheguei, acabei ganhando uma bolsa em uma escola de teatro. Faz 3 anos que entrei na primeira turma da Escola de Atores do Wolf Maya, e por isso também, no final desse mês farei parte dos primeiros formandos do estado do Rio de Janeiro”, comenta.
Como o foco do curso é televisão, ela começou a procurar trabalhos nessa área, já que antes só trabalhava com teatro. Foi então que surgiu a primeira oportunidade, com a gravação de uma participação na Rede Globo, através da personagem Gisela, em Malhação – Seu lugar no mundo. “A princípio é só uma participação, mas eu torço para que o autor continue escrevendo sobre ela (personagem), e é uma porta para mostrar meu trabalho. Quem sabe rolem outras coisas,” completa.
Camila também gravou o seriado Cláudia, com a direção de Wolf Maya e texto do gaúcho Luis Fernando Veríssimo. A princípio, o seriado será exibido em um canal fechado, mas ela ainda não tinha muitas informações sobre qual esse canal e quando vai ao ar.
Camila Meurer ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no XIII Festival Intercolegial de Teatro Notre Dame, que aconteceu em Outubro de 2015, no Rio de Janeiro.
O prêmio foi entregue pelo consagrado ator Matheus Nachtergaele. No mesmo festival, a peça também ganhou como melhor espetáculo.
No dia 30 de Janeiro, Camila estréia a peça de teatro “Cordel do Amor sem Fim”, que será apresentada no Tênis Clube Tijuca do Rio de Janeiro, às 20h30min. A peça já foi montada, mas com outra direção e agora irá participar de um festival, quando irá concorrer novamente a prêmios.
Além desse, ela está fazendo uma outra peça, “BAAL Um Estudo Sobre a Obra de *Bertolt Brecht”, com direção do Alexandre Mello, que estréia dia 22 de fevereiro, no novo Teatro Nathália Timberg, na barra da Tijuca.
* dramaturgo alemão
Siga Camila Meurer no Instagram, clicando aqui.